s pais que estão procurando as escolas particulares de Alagoas estão encontrando o valor das mensalidades para 2019 reajustado entre 7% e 12%. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Alagoas.

O percentual, tanto na mínima como na máxima, será acima da estimativa de inflação que é de 3,9%, de acordo com o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Conforme explicou a presidente da entidade, Bárbara Heliodora, as escolas que já elaboraram suas planilhas definiram esse percentual com base em seus custos com pessoal, infraestrutura e projeto pedagógico.

“As escolas que já fizeram sua planilha apresentaram variação de 7% a 12%. E chegaram a esse percentual com base no levantamento dos custos com pessoal, material, insumos, tributos e taxas, material de expediente”, explicou Bárbara. “Depois do custo total, acha-se um valor conforme sua proposta pedagógica. Não é pegar um percentual qualquer e jogar em cima do valor”.

Conforme garante a legislação de defesa do consumidor, a qualquer tempo os pais e responsáveis podem solicitar informações para entender como foi composto o valor da mensalidade.

As escolas também estão livres para criar negociações e estratégias para o pagamento, como parcelamentos e descontos. Algumas, inclusive, propuseram rematrícula antecipada para garantir vantagens.

Por Marcos Rodrigues | Portal Gazetaweb.com