No ano em que a Copa do Mundo da Rússia e as eleições presidenciais brasileiras – com sua enxurrada de fake news – dominaram o noticiário nacional, assuntos que até pouco tempo atrás eram raramente conhecidos em outras regiões do País dominaram as buscas do Google este ano em Alagoas. Segundo levantamento feito pela Gazetaweb no Google Trends –  ferramenta que mostra os mais populares termos buscados pelos usuários da internet -, o Centro Sportivo Alagoano (CSA), que conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro – aparece em 10º lugar como o assunto mais buscado este ano em todas as categorias de busca.

O Google explica que os dados são baseados nos termos que tiveram maior ascensão neste ano em relação a 2017. Segundo o levantamento, o interesse pelo time alagoano aumentou 110% este ano, na comparação com o ano passado. Os dados do Google mostram que no dia 7 de janeiro deste ano, o interesse pelo CSA era tinha nível nove. Já no dia 4 de novembro – vinte dias antes do Azulão do Mutange conquistar o vice-campeonato da Série B – o interesse pelo clube nas buscas atingiu o nível 100. “Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo”, informa o Google.

De acordo com os dados, o maior interesse pelo time da capital alagoana não partiu de torcedores de Maceió, mas de Santa Luzia do Norte, onde foi registrado o maior nível. É bom lembrar que a localização é baseada no sistema GPS – podendo ocorrer variação. Rio Largo aparece em segundo lugar no ranking de municípios que buscaram mais informações sobre o CSA, com nível 74. Em seguida aparecem Marechal Deodoro (73), Maceió (67) e Pilar (48).

Os dados do Google Trends mostram que este ano o assunto mais pesquisado, segundo interesse recente, foi “2019”, cujo interesse aumentou 4.000% em relação ao ano passado, saindo do nível 7 no início do ano para nível 100 no domingo (16). Mas o assunto é favorecido, segundo o Google, por suas variantes – denominadas de assuntos relacionados. Nesse quesito, vários sub-temas ajudaram a levar o próximo ano ao primeiro lugar do ranking, entre eles “calendário”, “vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde”, “salário” e “exame vestibular”.

De acordo com o levantamento, “Copa do Mundo – Competição de futebol” aparece como o segundo assunto mais pesquisado este ano em Alagoas, com um aumento de 1.300% em relação ao ano passado. “Copa do Mundo – evento esportivo” ocupa o terceiro lugar nas buscas, com mais de 1.200% de interesse.

O levantamento do Google Trens também divide os assuntos mais pesquisados em Alagoas em vinte e cinco categorias, entre elas animais de estimação, arte e entretenimento, hobbies e lazer e saúde. “Pessoas e sociedade”, por exemplo, os cinco assuntos mais buscados em Alagoas este ano foram Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Runas (assunto), Samsug Galax J5 e CSA, o que demonstra que o time alagoano também está de bem com a sociedade alagoana.

Veja os dez assuntos mais pesquisados em Alagoas este ano, em todas as categorias, segundo o Google Trends:

1- “2019”

2- Copa do Mundo – competição de futebol

3 – Copa do Mundo 2018 – Evento esportivo

4 – Jair Bolsonaro – deputado federal do Brasil

5 – Eleição – assunto

6 – Clima – Assunto

7 – Luiz Inácio da Silva – Ex-presidente do Brasil

8- Presidente – cargo

9 – Brasileiro Série B – Liga de futebol

10 Centro Sportivo Alagoano – Clube de futebol

GAZETAWEB.COM