O ano de 2018 entrega uma sociedade mais consciente em 2019. Nos últimos meses, a sucessão de crise econômica, violência e escândalos gestaram um alagoano com mais iniciativa, criativo e solidário, mas que ainda não aprendeu a respeitar a fé do outro. Os búzios mostraram ao babalorixá Manoel de Xoroquê que teremos dias regidos por Ogum, um orixá guerreiro.

Em 2018, mortes ocorreram dentro do sistema prisional, dentro de templo religioso. Um ano marcado por vítimas de doenças que pareciam extintas; por mais políticos investigados e presos, por intervenção federal para acabar com a violência, a mesma violência que matou uma vereadora e outros inocentes por bala perdida, por causa de objetos de pouco valor ou por nenhum motivo.

De janeiro a dezembro de 2018, ocorreram terremoto, incêndio e apagão; a prisão de um ex-presidente da República e o atentado a um candidato, que venceu as eleições; além da derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo; de protestos contra candidatos à presidência e de eleições gerais. De intolerância exposta nas redes sociais.

“O ano que vem será regido por Ogum. É o homem de ferro, guerreiro que é responsável pela fauna, pela flora. Ele é o homem que faz as próprias armaduras e ferramentas, que vai para o combate com as armas que faz. É o dono das artes manuais e é responsável também pela tecnologia”, disse à Gazeta de Alagoas, o babalorixá Manoel de Xoroquê.

Mudanças favoráveis

Teremos boas notícias – segundo o líder religioso – como a descoberta de remédios para doenças e o investimento de grandes empresas em Alagoas, medida que pode amenizar as altas taxas de desemprego. “As pessoas estão mais adultas e confiantes que vai dar certo. Na política mostra mudanças, mas mudanças favoráveis, porque além de Ogum ser um orixá temperamental, ele não deixa para amanhã o que pode resolver hoje”.

Os búzios mostraram ao pai Manoel que os gestores que insistiram em não honrar o cargo que foram eleitos serão alvos de protesto no Brasil. “O povo vai às ruas para tirar e os novatos que entraram vão fazer tudo para deixar seu nome na história do Brasil. Então mostra mudanças muito boas para esse ano que está vindo agora”, explica.

O ano de 2018 é regido por xangô  – um orixá da Justiça, que entrega 2019 para um orixá guerreiro, ogum, que não aceita não ficar sem resposta. “Teremos um ano melhor porque as pessoas não vão ficar dependendo unicamente dos governantes”, acrescenta.

“Alagoas vai receber muita gente de fora, ou seja, pessoas de outros países vão querer investir aqui, querer criar empresas. Isso vai ser importante para o mercado de trabalho, diminuir o índice de desemprego. Nossos governantes vão estar mais preocupados com a saúde e a educação porque se investe na educação diminui a marginalidade. Mas isso não é coisa para agora”, acrescenta pai Manoel de Xoroquê.

Templos deveriam propagar o respeito

Os búzios revelam ao líder religioso que os templos deveriam ser espaços para construir e reproduzir o respeito, porque a falta dele às vezes é propagada pelo próprio líder. Que é preciso dizer que somos irmãos e que temos que respeitar a fé dos outros.

“Algumas religiões vão estar preocupadas em trazer a paz e outras vão estar mais preocupadas com a sede de dinheiro e não estarão nem aí para a paz e isso pode ter sim um confronto. Tem gente que acha que tem o direito de mandar na nossa fé e isso pode causar um pouco de preocupação. Certo seria se todas as religiões se preocupassem na unificação, em respeitar as diferenças. Os dedos das mãos não são iguais e por que você tem que ser igual ao outro? A fé é diferente e estamos num país democrático. Você pode não aceitar minha religião, mas você é obrigado a respeitar. Somos caminhos diferentes que se unem a um Deus só”, diz Manoel.

Ao consultar sobre o futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, Manoel de Xoroquê conta que os búzios revelaram que “o orixá que falou é Xangô”, Deus da Justiça, que ainda está regendo este ano. “Se você deve, você vai pagar. Agora se você não deve, a verdade logo vai aparecer. Aí você volta com força dobrada. Estão procurando a verdade e a verdade vai aparecer mais cedo ou mais tarde. O Brasil está crescendo no sentido de mostrar que os direitos e deveres são iguais para os ricos, os poderosos e os pobres”, completa.

“Esses novos (políticos eleitos) agora vão estar com medo, sabe que mais cedo ou mais tarde a verdade vai aparecer. Estarão preocupados porque na política só tem dois caminhos, ou você cai na graça ou se torna engraçado. A mudança com esses novatos veio na hora certa. Vamos agora acreditar. Tem gente que pensou que iria mandar, mas descobre que está sendo mandado. Que não pode fazer tudo que quer porque existe uma constituição”, lembra o babalorixá.

Jair Bolsonaro

E em relação a gestão de Jair Bolsonaro (PSL), eleito presidente do Brasil no mês de outubro, o líder religioso diz que ele estará muito preocupado a não cometer erros. “Porque quem votou nele está acreditando e quem não votou agora só tem uma saída, que é acreditar. Estou vendo na bancada evangélica atritos, por conta de poder. Ele  estará sendo mais investigado do que todos os outros, estará pisando em casca de ovos. Vai ter muita cobrança e pode desagradar a uma bancada poderosa”.

A Gazeta de Alagoas pergunta sobre o que 2019 reserva nos esportes, especialmente o futebol, pai Manoel disse que não pode falar sobre o assunto.

O alagoano Manoel de Xoroquê ingressou na religião afrodescendente com apenas 13 anos de idade, oriundo de uma família que tinha gente do candomblé e membros que frequentavam a igreja evangélica. Diz que criou uma nova família quando saiu de casa e hoje trabalha e recebe muita gente no barracão, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

Numerologia

Numeróloga Iolanda Holanda afirma que 2019 será representado pelo número 3

FOTO: Itawi Albuquerque

A numeróloga Iolanda Holanda afirma que 2019 será representado pelo número 3, que vai representar ideias e possibilidades de expansão em teatro, dança, música e entretenimentos. Em sua página na internet, Iolanda conta que será um “ano bom para concursos, pesquisas, pós-graduações, mestrados, doutorados. Em virtude de a cor amarela estar no domínio do ano e relacionada com alegria, entusiasmo e o poder da mente”, declara. Ela sugere que é bom aproveitar o ano três, porque o próximo só em 2028.

Segundo Iolanda, Alagoas é representado pelo número 1, que representa bons começos e oportunidades de estudo e emprego. “Será um ano totalmente diferente de 2018, uma vez que o número 2019 é um número ímpar. É o número 3 que também é um dos mais comunicativos e representado por um triângulo. Outra coisa, é muito bom para quem quer tentar concurso, bom para realizações profissionais”, afirma a numeróloga.

Os políticos que estão no comando deveriam aproveitar o ano 11(2019), frequentar suas igrejas e aderir à sabedoria de Deus para nos dar um Brasil com mais empregos e oportunidades de reciclagem, especialização e não doações”, afirma a numeróloga. “Maceió está de acordo com o Brasil, no número 11. O número 11 é um número mestre, de muitas evidências espirituais. Se as pessoas fizerem meditação, de coração aberto, terão um ano bom”, disse.

“Excelente para iniciar algo novo. Um ano muito bom para o governo do Estado para fazer projetos importantes que elevem seu prestígio e o astral dos alagoanos. Os alagoanos devem aproveitar a oportunidade que o ano 1 (2019), oferece para curso, concurso, esporte, projetar, criar. Inventar, especializar-se, abrir empresa, voltar a estudar. Será um ano vitorioso”, resume a numeróloga.

 

Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com