Quem diria que o clássico ASA x CRB pelo Campeonato Alagoano aconteceria com uma problemática gigantesca para o lado alvinegro? Mandante do confronto, o time arapiraquense amarga a última posição da tábua de classificação, com três pontos, e necessita vencer o rival vermelho e ainda torcer por outros jogos para sair da lanterna. Em contrapartida, o Galo ostenta a liderança do Estadual, com dez pontos, e, ao menos, um empate já o garante na ponta da tabela por pelo menos mais uma rodada.

O jogo será às 17 horas deste domingo (24), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Um fator positivo para o ASA na partida é que vai enfrentar, provavelmente, uma equipe modificada, ou seja, sem o devido entrosamento. Todas as emoções do confronto serão transmitidas em tempo real pela Gazetaweb, a partir das 15h30.

Na última quinta-feira (21), o Galo enfrentou o Goiás pela Copa do Brasil, em Goiânia, chegou de viagem na sexta-feira (22), e o técnico regatiano Roberto Fernandes não deverá escalar a equipe titular. O volante Hudson, por sua vez, deverá ganhar um espaço entre os 11 selecionados que iniciarão o confronto.

“Estamos trabalhando muito forte, pensando sempre nas competições que temos pela frente [Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste]. São competições que desgastam muito por causa das viagens, jogos equilibrados. O elenco é forte e está preparado para essas disputas. Para se manter em foco ao nosso objetivo nessa temporada. Estou pronto para ajudar neste jogo”, garantiu o boleiro, ainda comemorando a classificação à terceira fase da competição nacional, o jogador acredita que está pronto para o desafio.

Como se já não bastasse a tabela, no histórico de confrontos dos últimos cinco anos, o Alvinegro também não vai bem. Foram 11 partidas no total, sendo com oito triunfos do CRB e três vitórias do ASA. Em 2018, o Galo bateu o Fantasma com requintes de crueldade, de virada. Alvinegro fez o primeiro gol numa pintura de bicicleta do meio-campista André Beleza. O placar foi igualado com o centroavante Marcão, no segundo tempo. Quando o relógio acusou 47 minutos, o contestado camisa 10 Rafael Bastos virou o jogo para os regatianos.

Para reverter a situação atual e jogar de vez para o passado a derrota para o rival, a diretoria alvinegra entendeu que era necessário, inclusive, fechar os treinos e confinar os jogadores. “Estamos em um momento delicado do Campeonato Alagoano e precisamos de concentração, foco e determinação, para que todos possam unir forças e superar as dificuldades em equipe”, afirmou o presidente-executivo alvinegro Moisés Machado.

O técnico Nêdo Xavier foi além, acreditando que o problema do ASA não conseguir a primeira vitória possa ser psicológico. O comandante usou a semana livre para conversar com o elenco de forma coletiva e individual, tentando detectar também possíveis problemas de relacionamento do grupo.

Para o jogo em questão, Nêdo não poderá contar ainda com o zagueiro Willames José, expulso no empate em 2×2 com o CEO, na segunda rodada da competição. O jogador foi julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL), na terça-feira (20), e pegou quatro jogos de suspensão.

Desta maneira, o provável time que enfrentará o Galo será Marcão, Marcelo, Romário, Luís Eduardo, Léo Campo, Natan, Dinda, Dakson, Gabriel, Betinho e Ciel.

Os visitantes de Maceió tentarão manter a ponta da tabela assegurada com uma equipe reformulada, isso devido a sequência de quatro jogos nos últimos 11 dias dias. O técnico Roberto Fernandes já não poderia contar com o atacante Victor Rangel com dores na panturrilha direita, agora também o volante Ferrugem desfalca o alvirrubro. O jogador foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo contra o goiás, com fortes dores na coxa esquerda.

Precisando de maior mobilidade no ataque contra o Esmeraldino, Fernandes não utilizou o típico camisa 9, algo que não deverá acontecer contra o ASA e Zé Carlos retornará a equipe. O meia Danilinho, que não é nenhum menininho [31 anos de idade], foi titular nas duas últimas partidas e deverá dar lugar ao meia Felipe Menezes – o “herói da classificação”.

Desta maneira, o Galo deverá entrar em campo com a seguinte formação: Edson Mardden; Júnior, Wellington Carvalho, Edson Henrique (Guilherme Mattis) e Guilherme (João Paulo); Claudinei, Mateus Silva, Lucas (Hudson) e Felipe Menezes; Mailson (Hugo Sanches) e Zé Carlos. Prova de fogo, já que o CRB não vence há cinco jogos e precisa reencontrar o caminho dos três pontos.

Na 4ª rodada, a anterior do Estadual, o ASA empatou por 2×2 com o Dimensão, no Estádio Manoel Moreira, em Capela. Já CRB não saiu do 0x0 no clássico com o CSA, no Estádio Rei Pelé.

Policiamento reforçado

Para evitar confrontos entre organizadas, a diretoria do ASA se reuniu no final da manhã desta sexta-feira (22), com o comandante major Palmeira, do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), para solicitar reforço na segurança do clássico. Ao todo, 127 militares farão a segurança dos presentes ao clássico.

“Estamos empenhados em fazer o melhor por nossos torcedores e a torcida do ASA vai colaborar também para que tenhamos um clássico à altura do nosso time e da nossa cidade”, afirmou o presidente do ASA.

Arbitragem

Na partida entre lanterna e líder do Estadual, o árbitro José reinaldo Figueiredo (CBF-AL) estará sendo auxiliado por Maxwell Rocha da Silva (CBF-AL) e Lennon McCartiney Farias (CBF-AL). Para desempenhar a função de quarto árbitro, Marcus André de Melo (FAF) está escalado. Do camarote, José Elias Santos Filho (FAF), será o analista de arbitragem.

GAZETAWEB.COM