Para acelerar a recuperação de uma cirurgia ou doença, o organismo precisa de bons alimentos. A princípio você deve ter pouco apetite, mas tente comer o suficiente para elevar seus níveis de energia. A recuperação será mais rápida se você fizer isso.

Quando você está doente, pode ser difícil comer de forma saudável. Então, adote pequenas porções e coma lanches integrais em intervalos regulares. Mantenha a geladeira e a despensa bem abastecidas – com leite em pó, peixes em lata, frutas em calda, verduras e leguminosas, biscoitos de aveia e sucos de caixinha (com longa duração), para eventuais lanches rápidos. Caso não consiga ir ao mercado, solicite ajuda a um vizinho.

Tudo o que você comer deve proporcionar valor nutritivo. Para se recuperar, é importante que a dieta contenha suprimentos de todos os grupos alimentares. Se tiver passado por uma cirurgia, talvez seu organismo precise de mais calorias, proteínas, vitaminas A e C e zinco, que auxiliam no processo de cicatrização.

Além disso:

1. Coma ao menos duas porções diárias de proteína, como carnes frias, ovos ou queijo. Frango ou peixe grelhado com arroz integral, além de verduras e legumes cozidos no vapor, são fáceis de preparar.

2. Consuma pão integral com creme de amendoim ou queijo cottage, cereal com iogurte e fruta, mingau com fruta seca e mel.

3. Prepare uma panela de canja de galinha ou sopa de carne – são fáceis de engolir e duram bastante (reaqueça só quando precisar).

4. Consuma frutas ricas em vitamina C, tomates, verduras e legumes ricos em vitamina A (folhas verde-escuras, cenouras) todos os dias.

5. Se sentir náusea ou tiver o paladar prejudicado, alimentos frios podem ser mais atraentes, como sanduíches de frango ou atum.

6. Evite café, refrigerantes, doces, biscoitos e produtos de confeitaria, que podem inibir o apetite.

Não é mito

A canja caseira de fato ajuda a aliviar o mal-estar causado por resfriados e gripes. Pesquisadores do Centro Médico de Nebraska demonstraram que esse “remédio” tradicional contém compostos que auxiliam a restringir a inflamação responsável pelos sintomas das infecções das vias aéreas superiores. Como dizem as avós, canja de galinha serve para tudo, inclusive para a recuperação em casa após uma cirurgia.

TERRA.COM