Menos carboidrato ou menos gordura? Açúcar ou adoçante? A vida saudável está rodeada de dúvidas clássicas sobre elementos que podem ou não fazer bem. Por isso, separamos algumas das mais famosas para você tirar suas dúvidas de uma vez por todas e viver melhor:

O que é mais saudável no café: açúcar ou adoçante artificial?

Vencedor: açúcar. Isso, opte pelo que é real. Não porque os adoçantes não sejam seguros, mas a premissa de que deveríamos comer “comida de verdade” e com moderação é convincente.

O organismo sabe lidar com o açúcar (ou seja, ele é queimado para produzir energia e, se ingerido em excesso, o resto é armazenado como gordura). Novas pesquisas com animais, porém, indicam que o hábito de usar o adoçante artificial pode interferir no metabolismo e na regulação da glicemia e, talvez, até contribuir para o aumento de peso e para a intolerância à glicose.

(Uma exceção possível: os diabéticos, que têm de controlar a glicemia coma tenção, devem conversar com o médico sobre a opção mais saudável para eles.)

No entanto, mais importante do que adoçar o café é a ingestão total de açúcar ou adoçantes.

A Organização Mundial da Saúde diz que os adultos deveriam limitar a ingestão de açúcar a cerca de seis colheres (chá) por dia. Embora o limite para adoçantes recomendado pela FDA varie, seria bom não usar mais do que dois pacotinhos por dia.

TERRA.COM
GOOGLE FOTO