O inverno é sinônimo de doenças respiratórias. Neste período, gripes, resfriados, alergias e crises de asma são, de fato, mais frequentes. Isso porque aglomerações, ambientes fechados e ar seco são fatores que facilitam a propagação de micro-organismos causadores dos problemas de saúde, como vírus e bactérias.
saiba mais

Mesmo em tratamento, pessoas com asma sofrem com os impactos da doença

O guaco, planta nativa do Sudeste, é encontrado facilmente e conhecido por ser um remédio natural para fortalecer os pulmões e acalmar a tosse. A propriedade medicinal da planta está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas respiratórias e auxilia na respiração.

Propriedades medicinais

Lembra-se de quando a sua avó recomendava um chazinho para aliviar a gripe? Ela não estava errada. O uso de extratos naturais é eficaz, sim, para aliviar algumas doenças, como as respiratórias. Tanto que os medicamentos fitoterápicos, à base de folhas e flores, atualmente são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O xarope de guaco é um exemplo de produto tradicional fitoterápico que atua como expectorante e broncodilatador, sendo uma boa alternativa de tratamento para gripe, asma, bronquite e infecções na garganta. Também é indicado para combater a tosse, já que o extrato relaxa a musculatura lisa dos brônquios e ajuda a eliminar secreções.

Além disso, o guaco é anti-inflamatório e antibacteriano, o que permite que o corpo se recupere de infecções e inflamações causadas por vírus e bactérias, como as que acontecem durante uma crise de asma ou bronquite.

A única ressalva é no caso de mulheres com fluxo menstrual intenso e gestantes, já que a folha tem propriedade anticoagulante e pode aumentar o fluxo sanguíneo.

Como aliviar sintomas e desconforto

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem a devida orientação médica. Além disso, doenças respiratórias podem ter consequências graves quando não tratadas corretamente, então, lembre-se que procurar o médico é fundamental.

Estadão
FOTO GOOGLE