A diabetes é uma doença que se encontra no auge, classificando-se como uma das doenças não transmissíveis mais perigosa do mundo atual. A Organização Mundial de Saúde acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo são diabéticas. No entanto, por que é necessário regular a glicose?

Existe uma fina linha entre os níveis elevados de glicose no sangue (pré-diabetes) e o aparecimento da diabetes. Impedir que isso ocorra está em nossas mãos. Por isso, convidamos a descobrir 10 alimentos que deve evitar para regular a glicose. Descubra-os!
Recomendações para regular a glicose

As alterações no controle da glicose podem provocar hiperglicemia ou hipoglicemia. Quando são ingeridos carboidratos, aumentam-se os níveis de glicose no sangue. Devido a este aumento (hiperglicemia), o pâncreas secreta insulina para que as células possam utilizar essa glicose.

Quando a secreção de insulina é normal, mas os receptores de insulina das células não funcionam corretamente (obrigando o pâncreas a secretar mais insulina), aparece a diabetes.

Por outro lado, se há um excesso de insulina, e a glicose cai para menos de 70 mg/dl, ocorre a hipoglicemia. Esta situação também implica risco para o organismo.

Os três pilares básicos para regular a glicose no sangue (glicemia) são: a dieta, o exercício físico e a insulina circulante. Portanto, para regular a glicose é necessário ter um bom controle da alimentação e estabelecer hábitos saudáveis:

Beber entre 2 a 2,5 litros de água diários.
Realizar ao menos 40 minutos de exercício moderado por dia.
Estabelecer horários de ingestão de alimentos.
Não deixar passar mais de 4-5 horas entre as refeições.
Ler os rótulos dos alimentos que serão consumidos.
Realizar uma dieta controlada em gorduras saturadas.

10 alimentos proibidos caso queira regular a glicose

1. Molhos e temperos

Geralmente, os molhos e temperos constituem um acompanhamento para carnes, peixes ou saladas. O principal problema é que costumam ser produtos muito processados que contêm substâncias como xarope de milho, frutose, assim como outros aditivos que são prejudiciais para regular a glicose.
Molhos permitidos para a diabetes

Os molhos e temperos são produtos muito processados que contêm açúcares ocultos e outros aditivos que podem afetar o controle da glicose.

. Carnes e embutidos processados

Este tipo de alimento processado está relacionado com o aumento do colesterol e triglicerídeos, o que leva a um aumento do risco cardiovascular.

3. Cereais refinados

Para obter um cereal refinado, vulgarmente denominados de cereais brancos ou farinhas brancas, o cereal é submetido a um processo em que perde fibras, vitaminas, minerais, bem como antioxidantes. O resultado é um cereal com alto índice glicêmico, o que provoca uma elevação brusca da glicose no sangue.

4. Álcool

Com a ingestão de álcool, o fígado deixa de produzir glicose, por isso que os níveis de açúcares no sangue são reduzidos. Em diabéticos, este fenômeno pode ser perigoso, já que pode produzir uma hipoglicemia.

5. Confeitaria

Constituem uma fonte de farinhas refinadas, além de conter gorduras trans. A combinação de ambas está ligada a uma redução na sensibilidade à insulina por parte dos tecidos, o que leva ao aumento do risco de sofrer diabetes.

6. Doces

Em resumo, caracterizam-se por conter em sua composição altos níveis de açúcares livres. Ademais, contêm gorduras e aditivos que podem afetar a saúde metabólica.

7. Alimentos ultra processados

Toda a comida ultra processada, que tenha sido submetida a tratamentos térmicos elevados ou frituras, geram substâncias tóxicas. O resultado é que estas substâncias podem causar resistência à insulina.
Alimentos proibidos para diabetes

Os alimentos ultra processados estão repletos de substâncias que afetam os níveis de glicose. Ademais, seu consumo pode incidir em desordens como a resistência à insulina.

8. Refrigerantes ou bebidas açucaradas

Os refrigerantes, também denominados bebidas açucaradas, têm como ingredientes majoritário o açúcar livre, que é metabolizado rapidamente, produzindo, dessa forma, um pico de glicose no sangue.

9. Mel, xaropes naturais

Constituem uma fonte de açúcares como a glicose e a frutose, ambos implicados no aparecimento de alterações no controle da glicose.

10. Suco natural e comercial

É verdade que contêm açúcares naturalmente presentes na fruta (frutose); ademais, a indústria costuma adicionar açúcares como sacarose e xaropes de milho como conservantes.

Está tentando regular a glicose por meio da dieta? Não esqueça que deve evitar os alimentos mencionados. Além disso, assegure-se de solicitar uma consulta com um nutricionista para receber um plano de dieta de acordo com suas necessidades.

R7.COM
DIVULGAÇÃO