O terçol consiste na inflamação das glândulas Zeis e Mol que é causada por uma infecção que provoca dor, sensibilidade e inchaço na pálpebra. Neste artigo, vamos indicar algumas soluções à base de plantas para acelerar a cura de um terçol e se livrar dele o mais rápido possível.

Embora os terçóis costumem ser leves, podem causar complicações e sérios desconfortos em alguns casos. Portanto, você pode usar qualquer um dos remédios que propomos como um complemento ao tratamento indicado pelo seu médico.

Ervas para acelerar a cura de um terçol

Como este artigo indica, o terçol é a causa mais frequentes de consulta oftalmológica. Essa doença é causada ​​por bactérias do gênero estafilococos. Se você tiver blefarite, não mantiver uma boa higiene do rosto (como a remoção de maquiagem) ou não lavar as mãos adequadamente, pode pegar essas doença com facilidade.

1. Eufrásia

O artigo: Evidencia del uso de plantas medicinales en infecciones oculares destaca a eficácia do uso desta planta como uma opção para acelerar a cura de terçóis. As razões pelas quais ela pode ser uma ótima opção são as seguintes:

Alivia as irritações dos olhos.
Atua diretamente nas membranas mucosas.
Tem uma atividade adstringente.
Possui propriedades antimicrobianas e antissépticas.
Uma das maneiras de usar a eufrásia é preparando uma infusão. Logo depois, é necessário embeber uma compressa, algodão ou uma gaze estéril e aplicar nas pálpebras fechadas por 5 minutos. Também podemos usar esta preparação para lavar os olhos cuidadosamente.

Não deixe de ler: Remédios caseiros para aliviar a inflamação dos olhos por cansaço

2. Celidônia

A celidônia é outra opção para acelerar a cura de um terçol, porque esta planta tem propriedades muito benéficas que podem nos ajudar a melhorar a aparência e a fazer com que o problema desapareça em alguns dias.

Possui propriedades antivirais.
Tem uma atividade antibacteriana.
Ajuda a desinflamar as pálpebras.

Como no caso anterior, a melhor maneira de usar esta erva é preparando uma infusão. Logo depois, pegue uma gaze, algodão ou uma compressa e umedeça bem com a infusão.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não aplicar a gaze molhada em água muito quente sobre os olhos fechados. É importante que a água esteja morna para poder mantê-la por 5 minutos sem sofrer nenhum tipo de queimadura.

3. Calêndula

A calêndula também pode ser de grande ajuda para acelerar a cicatrização. Entre suas várias características e propriedades, destacamos algumas:

Propriedades anti-inflamatórias.
Grande poder cicatrizante.
Antibacteriana.

Tudo isso a torna essencial para acelerar a cura dos terçóis. A melhor maneira de tirar proveito de todas as suas propriedades é fazer um emplastro. Para isso, prepare uma infusão normal com folhas de calêndula. Quando estiver morna, molhe uma gaze ou compressa e aplique sobre a região do terçol. Deixe agir por 5 a 10 minutos.

4. Chá verde

A última das opções para acelerar a cura de um terçol é o chá verde. Uma infusão que, certamente, todos nós temos em casa e cujas propriedades são benéficas para a saúde de todo o organismo e também da pele.

Os polifenóis estão entre as propriedades benéficas do chá verde. Entre as suas características e benefícios, podemos citar seus efeitos:

Antivirais.
Anti-inflamatórios.
Antialérgicos.

É importante aplicar esse remédio como compressa ou cataplasma, como vimos anteriormente. Além disso, devemos ser pacientes e fazer isso uma vez por dia.

Dicas adicionais para acelerar a cura de um terçol

Além de aplicar esses remédios para acelerar a cura do terçol, é necessário levar em consideração algumas dicas. Isso é importante se você estiver um período em que esse problema aparece com relativa frequência. Por que isso pode estar acontecendo?

Talvez você não remova maquiagem antes de dormir. Isso é muito importante, pois não devemos esquecer que sombras e rímel podem favorecer o surgimento do terçol. Além disso, é essencial usar produtos adequados para os olhos.
Da mesma forma, temos que evitar tocar ou coçar os olhos com as mãos, porque nem sempre elas estão limpas.

Se, apesar dos remédios anteriores, esse problema continua a aparecer com frequência, não hesite em falar com o seu médico de confiança. Ele indicará o melhor tratamento e a melhor maneira de encontrar a origem deste problema.

Você costuma ter terçol? Eles são discretos ou, pelo contrário, causam irritação e incômodo nos olhos? Sendo assim, esperamos que esses remédios à base de plantas possam ajudá-lo e que você esteja muito mais consciente de que é necessário remover a maquiagem todas as noites e não se esquecer de lavar as mãos para evitá-lo.

R7.COM
DIVULGAÇÃO