A venda do meia Pedrinho, do Corinthians ao Benfica, renderá um valor financeiro ao CSA. Isso porque o jogador alagoano passou pela escolinha do clube marujo, onde ficou dos 8 até os 13 anos de idade e, por isso, o Azulão tem direito a 0,25% do valor de compra dos Encarnados ao Timão, de acordo com o Mecanismo de Solidariedade da Fifa.

A informação foi confirmada à Gazetaweb pelo empresário do jogador, Will Dantas, e pelo vice-presidente do CSA, Omar Coelho.

A ferramenta serve para que clubes formadores de atletas sejam contemplados com porcentagens de transferências dos mesmos. No caso do jogador alagoano, por ter ficado até o seu 13º aniversário em Alagoas, cabe aos clubes envolvidos na negociação repassarem R$ 264.725,00 à equipe alagoana. O valor da venda foi de 20 milhões de euros (R$ 105,89 milhões).

Muito foi discutido se o clube de Maceió teria direito a este benefício da transação e, de acordo com o vice-presidente do CSA, Omar Coelho, o clube azulino levantou provas das temporadas em que Pedrinho esteve no Azulão, o que aconteceu pouco antes de sua venda ao futebol português.

“Trabalhamos muito para conseguir registrar o CSA no passaporte dele, porque não havia registro algum. Quando ele veio para cá, no ano passado, prestamos até uma homenagem antes da partida entre CSA e Corinthians e conseguimos todos os dados com o pai dele, além de fotos”, comentou o dirigente azulino.

“Conseguimos incluir o CSA no passaporte dele tem pouco tempo, mas foi um pouco antes da venda”, completou Omar Coelho.

PAGAMENTO

De acordo com dirigente, o Azulão aguarda o depósito da porcentagem a que tem direito. Procurados pela reportagem, através de assessoria de imprensa, os Encarnados indicaram o clube paulista para falar sobre o pagamento ao clube alagoano.

Mas, o clube de Portugal deverá fazer o pagamento ao Corinthians quando o atleta for registrado na UEFA e só então o CSA deverá receber o depósito. Em resposta, a Ascom do Alvinegro disse que “valores não são divulgados para a imprensa e são apenas tratados entre os clubes”.

O jogador, que está passando a quarentena em Alagoas, irá para Lisboa, quando as atividades no futebol português forem retomadas, após a pandemia do novo coronavírus.

Por Jean Nascimento | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Felipe Nyland