Um estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia mostra que o colesterol é um problema influenciado por vários fatores: é o caso da dieta, do peso, da atividade física e da hereditariedade.

Os níveis de colesterol variam de acordo com idade, peso e sexo. Com o tempo, o corpo tende a produzir mais colesterol, o que significa que todos os adultos devem verificar os seus níveis regularmente, idealmente a cada 4 a 6 anos.

O colesterol é medido em três categorias:

Colesterol total
LDL, ou ‘colesterol mau’
HDL, ou ‘colesterol bom’

Segundo a Medical News Today, embora os níveis de colesterol total e LDL devam ser mantidos baixos, ter mais colesterol HDL pode oferecer alguma proteção contra doenças relacionadas ao coração.

Níveis de colesterol para adultos, segundo a Medical News Today

Níveis de colesterol total abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg/dL) são considerados desejáveis para adultos.
Os níveis de colesterol LDL devem ser menores do que 100 mg/dL. Níveis de 100 a 129 mg/dL são aceitáveis para pessoas sem problemas de saúde, mas podem ser mais preocupantes para pessoas com doenças cardíacas.
Os níveis de HDL devem ser mantidos mais altos. Uma leitura inferior a 40 mg/dL é considerada um importante fator de risco para doenças cardíacas. A leitura ideal para os níveis de HDL é de 60 mg/dL ou superior.

Níveis de colesterol para crianças, segundo a Medical News Today

Em comparação, os níveis aceitáveis de colesterol total e colesterol LDL em crianças são diferentes.

Uma faixa aceitável de colesterol total para uma criança é inferior a 170 mg/dL.
Os níveis de colesterol LDL de uma criança também devem ser inferiores aos de um adulto. A faixa ideal de colesterol LDL para uma criança é inferior a 110 mg/dL.

Por Notícias Ao Minuto Brasil
© \ Lifestyle Saúde