Uma nova pesquisa que consta na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) descobriu que um composto presente em vegetais de folhas verdes ajuda a prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em camundongos. A DHGNA, ou esteatose hepática, é uma condição na qual a gordura se acumula no fígado. Ela é uma das causas mais comuns de doença hepática crônica nos países ocidentais, e os especialistas associam-na à obesidade, excesso de peso e fatores de risco metabólicos. Atualmente, não há tratamentos aprovados para ela, que podem evoluir para condições mais graves, como esteato-hepatite, fibrose e cirrose. Os profissionais de saúde recomendam perder peso, fazer escolhas alimentares saudáveis ??e fazer mais atividade física para reduzir a gordura no fígado. Novas pesquisas, no entanto, podem abrir caminho para um novo tratamento. Cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, acabam de publicar um estudo no qual mostram que o nitrato inorgânico – um composto que ocorre naturalmente em vegetais de folhas verdes – pode reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

Alimentos que protegem o fígado

No estudo eles dividiram os ratos em três grupos e alimentaram cada um deles com uma dieta diferente. O grupo de controle recebeu uma dieta normal, enquanto o grupo de dieta rica em gordura comia o equivalente a uma dieta ocidental, e o terceiro grupo recebeu uma dieta rica em gordura com suplementação de nitrato. Como esperado, os ratos no grupo de dieta rica em gordura ganharam peso e massa gorda, e eles aumentaram os níveis de açúcar no sangue.

No entanto, todos esses marcadores foram significativamente menores no grupo que também recebeu nitrato. Os pesquisadores também descobriram que os roedores que receberam o nitrato tiveram menor pressão arterial e melhor sensibilidade à insulina do que aqueles em uma dieta rica em gordura, sem nitrato. Pesquisas anteriores mostraram que o nitrato da dieta aumenta o metabolismo celular. Também sugerem que vegetais de folhas verdes podem proteger contra condições metabólicas, como diabetes tipo 2.

Mais estudos são necessários para esclarecer quais compostos são responsáveis ??por essas propriedades saudáveis ??e para confirmar que o nitrato é essencial para a saúde do fígado e do metabolismo. Enquanto isso, a equipe aconselha as pessoas a consumirem mais vegetais de folhas verdes. Aqueles com a maior concentração de nitrato inorgânico incluem aipo, espinafre e alface. Não é preciso grandes quantidades para obter os efeitos protetores que eles observaram – apenas cerca de 200 gramas por dia.

ESTADÃO
FOTO:GOOGLE