A cantora Mariana Rios contou em entrevista ao podcast “podpah”, no dia 15 de março, que perdeu a audição do ouvido esquerdo devido à uma crise de estresse e não recuperou amplamente a função. A síndrome de Ménière é uma doença de fundo emocional. “Há três ou quatro anos, num pico de estresse, eu tive uma surdez súbita. É uma síndrome. Eu tenho esse trem aí”, contou. Segundo a artista o tratamento requer uso continuo de remédios e mudanças no cotidiano, evitando o estresse e som muito alto.

A síndrome de Ménière, conhecida também como hidropsia endolinfática, é uma doença rara incurável que ataca o labirinto, localizado no ouvido. Composto por duas partes: a cóclea e o sistema vestibular, estes são responsáveis pela audição e pelo equilíbrio indicando orientação espacial do corpo. Geralmente a condição é mais comum em mulheres entre 40 e 50 anos de idade. Inicialmente notado em uma orelha podendo expandir para as duas.

De acordo com otorrinolaringologista Alexandre Colombini, “os motivos que ainda não são completamente conhecidos, o líquido que fica dentro da cóclea aumenta, gerando uma maior pressão e causando o início dos sintomas. Algumas possíveis causas apontadas por estudos são alterações metabólicas, intolerâncias alimentares, doenças autoimunes e causas genéticas”, explica.

Pressão intracoclear causada pelo acumulo de liquido. (Foto: Reprodução/ Clinical Practice Guideline)

Preste atenção nos sintomas mais comuns da síndrome de Ménière:

Perda de audição flutuante;
Vertigem;
Sensação de ouvido tampado;
Náuseas e vômitos;

Para o diagnostico clinico o paciente deverá realizar alguns exames ao pedido do médico como, eletrococlegrafia para medir a pressão no ouvido, audiometria mostrar a perda da audição juntamente com exames autoimunes e de sangue como hemograma. Apenas que não haver cura, pode ser controlado através de tratamento a médio e longo prazo, fazendo dieta alimentar, tomando medicamento especifico e diurético.

Intervenção cirúrgica é recomendada em quadros graves para aliviar a pressão encontrada no saco endolinfático. Esta matéria não substitui uma consulta qualificada com profissional adequado.

POR R7.COM
@Helmut Esser