Imagine este cenário: à sua frente, uma escada rolante e outra comum de degraus. Opta pela primeira opção, certo? Subir aqueles lances de escada que tanto evita podem ajudá-lo a reduzir em 20% o risco de doença cardiovascular e a se beneficiar das inúmeras vantagens quem vem disso. Subir 50 degraus todos os dias é o suficiente. Esta é a principal conclusão de um estudo, publicado na revista Aterosclerose, que foi realizado pela Universidade de Pequim, na China, em colaboração com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e com a Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.

“Subir escadas com alta intensidade é uma forma eficaz de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico, especialmente entre aqueles que não conseguem atender às recomendações atuais de atividade física”, afirmou o epidemiologista Lu Qi, da Universidade de Tulane, ao Science Alert.

Os investigadores chegaram a este valor depois de analisarem informações de 458.860 adultos que constam do UK Biobank (uma base de dados com informações de mais de meio milhão de cidadãos britânicos).

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shutterstock \ Lifestyle SAÚDE CARDIOVASCULAR