Proporcionando conhecimento prático sobre o funcionamento do Tribunal de Contas de Alagoas e conscientizando estudantes sobre o papel do Controle Externo, a segunda Sessão Plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro aconteceu, nesta quinta-feira (3), no Plenário Divaldo Suruagy. A iniciativa da Escola de Contas reuniu estudantes dos cursos de Direto, Ciências Contábeis e Administração da faculdade Estácio. Também participaram do Pleno os estagiários das instituições Anhanguera e Cesmac, além do apoio de dois alunos da primeira edição do Projeto.

Iniciando o momento, o Pleno foi composto pelo vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa; pela diretora-geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide; pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/AL), Enio Pimenta, e pelo conselheiro aposentado José de Melo.

Após a abertura, foram empossados os seguintes Jovens Conselheiros: Lianne Mirele da Silva Pereira, Sidneya Lima Nogueira, Pedro Matheus de Oliveira Silva, José Celso da Silva, Alysson Vinicius Gomes de Oliveira, Micael Dias Sant’anna, Joyce Maria Santos Almeida Vieira, Pedro Cícero Fernandes Neto, Luiz Filipe Fontes Vieira, Mateus Henrique Ramos Da Silva, além da representante do MPC/AL, Iara Vanessa Souza Lima.

Nesta edição, os personagens mencionados nos casos relatados foram inspirados no romance Dom Casmurro, o clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis em 1899. “Não podemos usar uma prefeitura que já existe, então criamos uma situação fictícia, mas com informações que poderiam ser um caso concreto. Os estudantes vão observar se atinge a lei de responsabilidade fiscal, limites com educação, limites com saúde e tudo que realmente um conselheiro faz na Sessão Plenária”, explicou Perroneo Tojal, diretor técnico da Escola de Contas.

Uma grande mobilização que deu certo, garantindo o sucesso da segunda edição do projeto. Membros, servidores, assessores dos gabinetes dos conselheiros, professores e estudantes participaram de reuniões e ensaios para a Sessão simulada. “É uma prática que não é tão trabalhada dentro da faculdade por ser uma especificidade muito peculiar. Eles até estudam direito público, mas não nessa via do Controle Externo. É um projeto que começou no início do semestre, então essa simulação é a cereja do bolo”, ressaltou com alegria a coordenadora do curso de Direito, Jennifer Paiva.

Um dos Jovens Conselheiros e também estagiário do TCE/AL, Pedro Silva, destacou a emoção em participar do Projeto. “É uma honra ter a oportunidade desse aprendizado prático, que vai contribuir tanto para o meu desenvolvimento pessoal quanto para o meu desenvolvimento profissional. É uma experiência que quero levar para toda a minha vida e também levar para profissão que eu escolhi”, concluiu.

Desviando da ideia de ser apenas um órgão punidor, a função pedagógica do Tribunal de Contas abre as portas para a sociedade, e a sociedade participa com interesse na prática pela efetividade das políticas públicas e do Controle Externo. “De todos os projetos, esse é o que mais me encanta. Os alunos são fatores multiplicadores da sociedade, são o futuro do estado e o país. É importante ter certeza de que a sociedade é o grande auditor das contas públicas, então ela precisa entender o que nós fazemos aqui”, destacou Otávio Lessa.

Veja as fotos no álbum virtual, disponível no link:https://drive.google.com/drive/folders/1PtWMijeKKh1tw4WjvzSvEhOVv1ZXlYIE?usp=sharing

TCE \ ASCOM

Texto e fotos: Júlia Marques