Com uma área total de 30 mil hectares, sendo 4 mil deles cobertos por algum sistema de irrigação, a Cooperativa Pindorama, em Coruripe, quer ir além.
A unidade tem buscado investir em novos projetos de irrigação, visando cobrir 70% da área de cana nos próximos três anos.
A proposta é estimular o associado com irrigação por gotejo através de kit’s para até três hectares. O serviço poderá ser financiado pela cooperativa e ser pago na moagem da cana-de-açúcar em até dois a anos, com juros de poupança.
O projeto incialmente será aplicado nas comunidades Palmeira Alta, Santa Cândida, Flamengo, e Prosperidade.
“É um estímulo que a cooperativa encontrou para avançar nessa questão. Já obtivemos excelentes resultados em produtividade após a implantação desses sistemas numa região que era uma das mais defasadas em produtividade”, disse Klécio Santos, presidente da Cooperativa.
A experiência da Pindorama com projetos de irrigações teve início há quatro anos com investimentos estratégicos em alas móveis de irrigação e sistemas de salvação hídrica.
“Há alguns anos não se falava em irrigação na Pindorama. Passamos a perceber que é uma grande alternativa para se crescer de forma vertical, aumentar e melhorar a produção. O caminho é a irrigação”, revelou Santos.
Os projetos de irrigação da Pindorama são resultantes de uma série de pesquisas e capacitações ofertadas à equipe agrícola da cooperativa por meio de parceiros. A previsão é que o projeto esteja entre as atividades destinadas à cultura da cana-de-açúcar em 2019.
AQUI ACONTECE