Se você é apaixonado por esportes, mas sempre deixa o alongamento de lado, é melhor começar a rever seus conceitos. Estudos comprovam que a atividade melhora a estética e o condicionamento físico, contribuindo também para o bem-estar emocional. Mas qual a melhor forma de colocar em prática: antes ou depois da academia? A resposta é simples: em ambos os períodos.
O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, aumentando o comprimento e a flexibilidade. A prática regular é recomendada por especialistas. Afinal, proporciona elasticidade e agilidade.
Entre os diversos benefícios estão melhor equilíbrio, postura, flexibilidade e autoestima. Relaxante, a prática contribui ainda para aliviar dores, além de auxiliar na performance durante a atividade física.
Cuidados
Acredite, o alongamento é sim uma forma de exercitar o corpo, beneficiando desde crianças até idosos. Mesmo quem pretende apenas caminhar até o trabalho ou ao supermercado deveria se alongar, já que a atividade diminui o risco de contusões e permite movimento mais amplos.
Mas, como tudo na vida, é preciso evitar o excesso, que pode causar esforços demasiados. Com isso, ao invés de evitar as lesões, o exagero pode prejudicar a saúde, provocando fortes dores.
Equilíbrio
Para quem já pensou novamente em desistir de alongar, fica aqui mais uma recomendação. De forma harmônica e sem impactos, a atividade ajuda a manter e, até mesmo, restaurar o equilíbrio normal dos músculos, auxiliando ainda os tendões e ligamentos. Quem busca melhorar a flexibilidade pode e deve optar por exercícios de alongamento. Então, pratique e relaxe.