width=

O Rádio Escola Maceió, projeto da Prefeitura de Maceió executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem desenvolvendo atividades para alunos e professores, transmitidas pela Rádio Difusora AM. Nesta quinta-feira (23), às 13h30, será apresentada a radionovela A terra dos Meninos Pelados, baseada na obra de Graciliano Ramos.

A adaptação literária está sendo produzida por profissionais da Rede Municipal de Educação. A radionovela conta com 15 pessoas envolvidas no elenco, dentre professores, pedagogos e assistentes sociais.

A coordenadora de Programas Suplementares da Semed, produtora e narradora da radionovela, Edileuza Maciel, conta que a ideia surgiu através das lembranças de sucessos de antigas produções. Segundo ela, o objetivo é unir as histórias com os métodos pedagógicos de ensino.

“Queremos levar os estudantes, professores e familiares, de forma lúdica, para os conteúdos de aprendizagem, aproveitando o veículo democrático de comunicação, que é a Rádio Difusora AM, e, mais precisamente, o Programa Rádio Escola Maceió. A nossa intenção é fazer renascer, direto do túnel do tempo, esse tipo de mídia, que tanto teve sucesso por décadas no Brasil”, disse Edileuza.

O professor da Escola Zumbi dos Palmares, Gilmar dos Santos, escritor e poeta, é o responsável pela adaptação da novela literária do alagoano Graciliano Ramos para o rádio. Ele comenta sobre os cuidados que se deve ter ao adaptar obras de diferentes mídias e destaca que as diferenças se baseiam nos efeitos e apelos, uma vez que os detalhes e recursos são diferentes.

“Quando nós pensamos no rádio, vamos precisar contar a história de uma forma atrativa e interessante, baseando-se nos recursos auditivos. Devemos trazer a poesia da ideia para o ouvir. O texto, por si só, é muito poético e já possui uma sonoridade muito grande, que temos como desafio traduzir”, ressaltou Santos.

Adalberto Gomes, técnico da Coordenadoria de Programas Suplementares da Semed, é o responsável pela sonoplastia da radionovela. Ele conta como funciona a montagem do programa e diz que, apesar da distância devido à pandemia de Covid-19, a equipe encontrou uma forma de trabalhar para colocar a radionovela no ar.

“Quando começamos a montar esse quebra-cabeça de falas, vislumbramos a obra de Graciliano Ramos. Os técnicos gravam as suas falas separadamente em suas casas e me enviam por aplicativo. Já a edição desses diálogos é um processo longo e trabalhoso, mas gratificante”, afirmou Gomes.

Por Jobison Barros com informações da assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação