width=

clima acirrado na campanha eleitoral de 10 municípios alagoanos, identificado pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), fez com que além do órgão estadual, a direção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas e do Ministério Público Estadual (MPE) tomassem medidas para chamar a atenção para condutas rigorosas que devem ser tomadas tanto em dias que antecedem às votações e, principalmente, no domingo (15), dia da eleição.

Os municípios identificados pelo Serviço de Inteligência da SSP que detêm maior probabilidade de vir a ser palco de violência no pleito eleitoral são Coruripe, Jequiá da Praia, Major Izidoro, Batalha, Matriz de Camaragibe, Olivença, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Junqueiro e Rio Largo.

À Tribuna Independente, o secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, disse que uma das maiores preocupações em torno desses municípios é garantir a democracia. Ele ressalta que a SSP vai trabalhar pela manutenção da ordem pública e para que a eleição transcorra num clima de tranquilidade, seja para os eleitores, seja para os candidatos.

“Esses municípios foram apontados não frutos de denúncia, mas fruto de trabalho de inteligência, no qual toda a inteligência da segurança pública está voltada para o pleito eleitoral e isso tem nos ajudado muito a montar o planejamento estratégico, o planejamento das eleições”.

Lima Júnior pontuou, ainda, que o planejamento da Segurança Pública abrange todo o estado e que é baseado em relatórios de inteligência e trabalho de campo.

“E identificamos esses municípios como municípios de atenção. Por isso, eles terão um tratamento diferenciado, com a presença de tropas especializadas e com o reforço da inteligência no município para que a gente possa se antecipar aos fatos e eliminar os riscos. Nós temos um planejamento integrado. Com a Polícia Militar [PM], Polícia Civil [PC], o Corpo de Bombeiros tem nos ajudado, programas como Ronda no Bairro tem nos ajudado aqui em Maceió e integrado com a Polícia Federal [PF] e estamos prontos também para trabalhar em conjunto com as forças armadas se o Tribunal Regional Eleitoral [TER] e o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] assim julgar necessário”.

TRE

Até o momento, apenas as cidades de Batalha, Limoeiro de Anadia e Mata Grande, Chã Preta, Coruripe, Olivença e Flexeiras tiveram os pedidos de tropas federais aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os pedidos seguem para a análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decide pelo envio ou não do reforço federal.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Carlos Victor Costa

(Foto: Assessoria)