Nosso segundo destino turístico do Litoral Norte é a Barra de Santo Antônio, município que ostenta várias atrações turísticas, uma conhecida nacionalmente, a praia do Carro Quebrado. Distante menos de 40 km de Maceió, Barra de Santo Antônio, no litoral Norte, tem tudo para quem deseja conhecer um lugar que mais se parece com um paraíso tropical. O rio, de mesmo nome, é um convite a passeios em pleno contato com a natureza. As praias conservam ainda características selvagens. E as linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável e uma atração toda especial.
Cortada pelo Rio Santo Antônio, daí vem à origem de seu nome, a Barra se divide em duas partes: a mais urbana, que integra a estrutura da cidade, e navegando pelo rio ou atravessando a ponte, a parte mais nativa, a Ilha da Croa, onde se concentram os pontos turísticos, entre eles as praias desertas, como a do Carro Quebrado e as piscinas naturais. Neste lado situam-se também os prédios mais antigos, como o da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII.
Foram, na verdade, os holandeses que colonizaram a região, onde chegaram por volta de 1653. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa erguidas às margens do rio. Os holandeses construíram ainda um cruzeiro que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, que o tempo se encarregou de destruir. Na época do progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte.
Ponto estratégico da Costa dos Corais, o município ostenta um conjunto significativo de belezas, algumas ainda não exploradas turisticamente. As tentações são muitas: praias virgens e preservadas, ecoturismo e passeios náuticos, além do encanto proporcionado por um passeio pelo volumoso Rio Santo Antônio. Além da famosa Ilha da Croa, com seus bares rústicos servindo deliciosos frutos do mar, o visitante pode conhecer a praia de Tabuba, na foz do Rio Sapucaí e a do Carro Quebrado, a grande atração turística do município. Mas qualquer visita deve incluir uma ida às piscinas naturais.
Encravado numa região que até os anos 50 era uma floresta tropical de densa cobertura vegetal, o Rio Santo Antônio Grande faz parte do complexo fluvial que deu origem à cidade de Santo Antônio dos Quatro Rios (atual Porto Calvo), integrado, também, pelos rios Manguaba, Tatuamunha e Camaragibe. De importância estratégica durante as batalhas de colonização em Alagoas, o Rio Santo Antônio já foi abundante na produção de bagre, camurim, curimã, carapeba e bastante caranguejo.
Outra grande atração do Rio Santo Antônio são suas ilhas, que homenageiam os pássaros, mesmo que eles não estejam mais por lá em abundância, como há alguns anos.
Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte
(Foto: Divulgação)