A Secretaria de Saúde fechou o relatório com os números da última semana epidemiológico no sábado. De fato, a queda nos óbitos, nas internações e na ocupação de leitos de UTI confirmam o que era a expectativa dos técnicos da área: os últimos decretos de isolamento social estão apresentando resultados concretos e positivos.
A tendência do novo decreto do governo do Estado, a ser divulgado na próxima terça-feira, é “abrir mais”, na definição de um palaciano.
Traduzindo: novos setores devem retomar, pelo menos parcialmente, suas atividades. É o caso de eventos – festas infantis, por exemplo, mas com limitações a serem definidas.
Bares e restaurantes, por sua vez, devem ganhar mais horas de funcionamento nos finais de semana – provavelmente estendendo o limite de atendimento para as 8 horas da noite.
E o toque de recolher?
Na sexta-feira passada, o blog publicou que o governo haveria de cancelar essa medida, que tem uma simbologia de algum impacto por esses tempos – mas ainda há dúvidas.
A posição dos técnicos da Saúde, ouvidos pelo blog, é de manter as restrições de horário noturno por mais alguns dias.
Eles avaliam que a medida é extremamente eficaz para a prevenção à Covid-19.
Mas vale lembrar: a decisão final sobre a questão, inclusive as medidas aqui mencionadas, é sempre do governador – e ele pode surpreender. Aliás, como já fez no último decreto.
BLOG DO RICARDO MOTA/ TNH-1
FOTO: ARQUIVO