width=

Vindo de vitória na Arábia Saudita, Max Verstappen quase colocou as mãos na pole position do GP da Austrália. Quase. No estouro do cronômetro, Charles Leclerc levou a melhor na madrugada deste sábado para largar do posto de honra pela segunda vez em 2022. O monegasco anotou 1m17s868 em sua volta, com 0s2 de vantagem sobre o atual campeão da Fórmula 1. Sergio Pérez ficou em terceiro.

Disputada pela Ferrari e RBR do início ao fim, a sessão foi marcada pelos incidentes de Nicholas Latifi e Lance Stroll, no Q1, e de Fernando Alonso no Q3. Além disso, a Mercedes conseguiu colocar seus dois carros no top 10, com Lewis Hamilton em quinto lugar e George Russell em sexto.

Essa foi a 11ª pole da carreira de Leclerc e a segunda em 2022; o monegasco já havia largado da ponta na corrida de abertura do campeonato, no Bahrein.

Não é novidade ter as duas Ferraris e as duas RBR brigando na classificação. Dessa vez, porém, o time austríaco pôde contar com um Sergio Pérez mais competitivo; o mexicano disputou com Verstappen ao longo da sessão, incluindo o Q3, e chegou a superar o campeão holandês pela liderança do Q2.

Já Carlos Sainz, que rotineiramente acompanha Leclerc nas primeiras posições, acabou errando em sua última tentativa sob a bandeira quadriculada, no Q3, e despencou na tabela. Ele se classificou apenas em nono lugar.

A largada do GP da Austrália será neste domingo, 10, às 2h, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real.
Resultado

*Alexander Albon, da Williams, largará em 19º, cumprindo uma punição de três posições devido à uma colisão com Lance Stroll no GP da Arábia Saudita.

** Lance Stroll também perde três posições, punido pela direção de prova devido à colisão com Nicholas Latifi.

Confira a classificação atualizada da F1 2022

Os três primeiros

LECLERC: “As sessões de treinos livres foram bastante confusas para mim, mas no Q3 consegui resolver tudo, então é ótimo – estou muito feliz por estar na pole amanhã!”.

VERSTAPPEN: “Para mim, este fim de semana até agora foi uma loucura. Estou feliz por ser o segundo, mas como equipe queremos mais”.

PÉREZ: “O terceiro lugar é um bom começo para amanhã. Espero que possamos dar aos fãs uma boa corrida”.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Verstappen deixou para trás a dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, primeiros a registrarem as melhores voltas e que se revezaram na liderança no início. O atual campeão da RBR surgiu em segundo lugar, a 0s044 do monegasco, e não tardou até melhorar sua própria volta, anotando 1m18s580; ele foi acompanhado por Pérez, que mandou Leclerc para terceiro.

No começo do Q1, Nicholas Latifi acionou uma ligeira bandeira amarela ao rodar depois de passar pela brita. E o canadense se envolveu em outro incidente a dois minutos para o fim da sessão, quando foi atingido pelo compatriota Lance Stroll numa batida forte, que o fez rodar na pista e sair da disputa.

Sebastian Vettel, que colidiu no terceiro treino, conseguiu ter seu carro reparado em tempo para a sessão graças ao incidente do colega da Aston Martin. No entanto, o tetracampeão só conseguiu fazer o 18º tempo. As posições se mantiveram após o reinício da sessão, com Verstappen na ponta.

ELIMINADOS

16º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
17º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
18º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
19º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
20º LANCE STROLL (WILLIAMS)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

A disputa, dessa vez, se concentrou entre as RBRs. Verstappen registrou o primeiro melhor tempo do segmento até ser superado por Pérez, que administrou a vantagem enquanto seu colega foi superado por Leclerc e, após a bandeirada, Sainz.

Tão comuns em 2021, os confrontos diretos entre Hamilton e Verstappen ficaram raros no começo de 2022. Mas a dupla teve um pequeno encontro na parte final do Q2, quando o heptacampeão abria volta.

O heptacampeão e Russell chegaram perto da “zona da degola”, mas conseguiram avançar ao Q3. Hamilton ficou em oitavo lugar, atrás do colega de equipe.

ELIMINADOS

11º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
12º VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
13º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
14º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
15º MICK SCHUMACHER (HAAS)
Q3 – dez minutos e disputa pela pole

As RBRs estabeleceram os tempos a serem batidos, com Pérez na frente. Leclerc, porém, respondeu os rivais com 1m18s239 no momento em que Alonso convocou a segunda bandeira vermelha da classificação. O espanhol abria volta quando passou direto na curva, sem conseguir desacelerar com problemas hidráulicos, e bateu de frente com a barreira de proteção.

Nas últimas tentativas, perto do fim do segmento, Verstappen conseguiu tomar a dianteira de Leclerc, mas o monegasco respondeu e agarrou a liderança, mantendo a posição até a conclusão da disputa.

POR: GAZETAWEB/GLOBO ESPORTE
FOTO: Steven Markham/Icon Sportswire via Getty Images