Maceió e mais 39 municípios alagoanos estão inseridos no novo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as próximas horas, com fim previsto para a manhã de sexta-feira, 24. A expectativa é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamentos de rios. Já um outro alerta, de cor amarela, foi direcionado ao Agreste e ao Sertão do estado.
De acordo com o Instituto, o acumulado de chuva de grau de severidade “Perigo” deve atingir regiões de Alagoas e Pernambuco, como cidades da Mata e Agreste pernambucano, e do Leste Alagoano.
Veja os municípios alagoanos:
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Boca da Mata
Branquinha
Cajueiro
Campestre
Capela
Chã Preta
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Flexeiras
Ibateguara
Jacuípe
Japaratinga
Joaquim Gomes
Jundiá
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Messias
Murici
Novo Lino
Paripueira
Passo de Camaragibe
Pilar
Pindoba
Porto Calvo
Porto de Pedras
Rio Largo
Santa Luzia do Norte
Santana do Mundaú
São José da Laje
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
Satuba
União dos Palmares
Viçosa
O Inmet orienta a população para evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, e em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para mais informações pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta amarelo – Um segundo alerta foi emitido para outras regiões alagoanas, sendo que mais moderado. No aviso de acumulado de chuva com grau de severidade “Perigo potencial”, há previsão de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Ao todo, são 195 cidades em cinco estados: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os dois alertas devem durar até às 10h de sexta-feira.
POR: TNH-1
FOTO: Arquivo TNH1