Com o objetivo de trazer diversas contribuições para o movimento municipalista, por meio de pautas, sugestões e estudos, foram instalados durante a programação da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o Fórum de Vice-Prefeitos e o Fórum de Consórcios Públicos. No palco principal, os gestores municipais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 30 de março, para o lançamento dos dois grupos de trabalho. Antes, foi instalado o fórum de vereadores, veja aqui.
A leitura oficial do regulamento dos fóruns foi realizada pela consultora da área jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Elena Garrido, para todos os presentes na XXIV Marcha. Entre os destaques, está a função de fornecer informações e realizar debates a respeito de pautas importantes para os vice-prefeitos e para os consórcios públicos, que vão ao encontro daquilo que é defendido pelo movimento municipalista.
Os Fóruns vão se reunir anualmente, em Brasília, durante as edições da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e terão salas específicas para discutir pauta pré determinada ou eventual, decorrente de constatações de dificuldades enfrentadas nos Municípios e regiões brasileiras. Vice-prefeitos, representando todas as regiões do país, estiveram presentes e puderam compartilhar expectativas com o fórum.
O vice-prefeito de Governador Lindenberg (ES), Tadeu Sousa, destacou que o objetivo é contribuir com o movimento. “Só teremos um país organizado quando tivermos os Municípios com condições de trabalho. Nós vamos participar de importantes pautas, que focam sempre na autonomia dos Municípios”, apontou.
A vice-prefeita de Cedro (CE), Ana Nilma, lembrou que o papel dos vice-prefeitos é importante para a luta municipalista. “É muito importante fortalecer nossos Municípios. Nós sabemos que as decisões são tomadas aqui, em Brasília, mas a vida está em nossos Municípios, por isso vamos fortalecer e contribuir com a CNM e todo o nosso grupo de gestores para podermos muito mais”, comentou.
Consórcios Públicos
Gestores municipais que são presidentes de consórcios públicos também participaram da instalação do fórum que irá dar voz a esse segmento importante para os Municípios. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, foi quem conduziu a instalação e destacou a necessidade de união junto aos consórcios. “Esse é o primeiro evento que temos os consórcios. Lançamos a figura dos consórcios em 2005, durante a Marcha, então é importante reconhecer esse trabalho fundamental”, finalizou.
CADA MINUTO
FOTO: Assessoria