A alta temporada deste ano trouxe números positivos a Alagoas. Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a estimativa é que mais de um milhão de turistas passem pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares até março, com a injeção de mais de R$ 2 bilhões na economia do estado.
Com os resultados superando os de 2023, empresários do turismo e do setor de bares e restaurantes se sentem otimistas quanto à projeção para o resto do ano, e comemoram o momento que traz movimento a seus empreendimentos.
Parcerias e planejamento
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Gabriel Cedrim, afirma que o setor está com uma ótima expectativa para a alta temporada, que classifica como uma das maiores.
Ele aponta que os hotéis estão com mais de 82% de ocupação em janeiro, e de acordo com os dados da programação mensal de voos da AENA, o Aeroporto Zumbi dos Palmares registrará 1086 voos em janeiro, resultando em uma média aproximada de 35 voos diários. Já no mês de janeiro do ano passado, foram 941 voos no total e com aproximadamente 31 diários (ou seja, um crescimento de mais 10% em relação ao mesmo período do ano passado).
“Então estamos confirmando nossas expectativas de uma super alta temporada, que é resultado de um trabalho conjunto entre poder público e o setor privado. Estamos sempre trabalhando para aumentar nossa ocupação, mas isso depende de um conjunto de fatores, como as ações promocionais, campanhas, participação em feiras”, pontuou.
Gabriel destacou que o trade turístico já está trabalhando a agenda comercial de 2024, com participação em feiras para a propagação da hotelaria e do destino Alagoas: “Isso é fundamental para avançarmos no turismo e manter assim a ocupação alta e a atração de turistas”.
“A parceria com agências de viagens, agentes e poder público também é muito importante para termos uma alta frequente de turistas em nosso destino, além do fortalecimento com operadoras nacionais e da estratégia digital para comunicação junto ao turista final”, comentou.
O presidente da ABIH/AL ressaltou, também, que o diálogo constante com o poder público é essencial, porque o governo e a prefeitura precisam ser parceiros do turismo: “Não adianta o turista ter a melhor experiência no hotel, e fora dele ter uma experiência ruim. O destino é vendido como um todo, por isso que estamos sempre nos reunindo com o poder público. Cidade boa para o turista, é aquela que é boa para o morador”.
Novidades e divulgação
“Qualificação para os empresários, capacitação de mão de obra, workshops, palestras e treinamento para todos os colaboradores em termos de atendimento para entregar a melhor experiência para o turista”. É assim que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), se preparou para a alta temporada de 2024, de acordo com o presidente da associação, Marcus Batalha.
Ele destacou as estratégias adotadas por empresários locais para atrair clientes durante a alta temporada. “A gente traz informações através de palestras, de algumas consultorias para tratar sobre redes sociais, tráfego pago, enfim, tudo isso que pode dar subsídio ao empresário utilizar em seu negócio para atrair cada vez mais clientes.”
Batalha mencionou ainda as expectativas positivas, revelando o aumento nos números do turismo, voos e turistas na cidade. “As expectativas são muito boas. A gente vem recebendo os números do turismo, a quantidade de voos chegando na cidade, a quantidade de turistas chegando”.
“Com o aumento desse volume, a gente espera e aguarda que isso seja refletido dentro dos bares e restaurantes. Com cada vez mais clientes, aumentando nossas vendas e faturamentos”, comemora Batalha.
De acordo com ele, a associação planeja impulsionar ainda mais o setor lançando um guia digital gastronômico exclusivo para os associados da Abrasel.
“Dentro desse guia terá roteiros gastronômicos existentes em Alagoas para os turistas que acessarem a plataforma, que vai ser divulgada amplamente através do site.”
Após a alta temporada, a Abrasel pretende realizar uma divulgação abrangente do Guia Gastronômico, alcançando não apenas a cidade e o estado, mas também expandindo para outros estados e municípios do Brasil e do mundo.
De acordo com Marcus, a participação em feiras turísticas e do setor será uma estratégia chave para levar a riqueza gastronômica de Alagoas a um público mais amplo.
“Iremos participar de feiras turísticas, feiras do setor, e levar esse Guia Digital contendo toda essa questão gastronômica que a gente tem aqui no estado de Alagoas”, concluiu.
CADA MINUTO
Por Alícia Flores e Rebecca Moura*
*Estagiária sob supervisão