Capacitando os profissionais que desempenhar um papel mais efetivo no aprimoramento do sistema educacional, a Escola de Contas Públicas, do Tribunal de Contas de Alagoas, realizou, nesta quinta-feira (16), o I Encontro Estadual dos Conselhos de Educação em Maceió. O Auditório Jorge Assunção recebeu secretários municipais, membros de Conselhos Municipais de Educação e membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social.
Com o tema “Mudanças na Legislação e Atuação dos Conselhos na Fiscalização Educacional”, a programação contou com quatro palestras, estimulando a compreensão aprofundada nas políticas educacionais vigentes, fundamentos e impactos na prática. “Esses conselhos têm a responsabilidade de dar formação e aprimorar o ensino público. Eles também são responsáveis por subsidiar o Tribunal de Contas na sua ação fiscalizadora, por que nós não podemos apenas trabalhar com conformidade financeira, mas com a qualidade na educação”, destacou o presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo.
Iniciando o momento, a conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AL), Lisângela Rubik, falou sobre “Funções essenciais do CACS-FUNDEB para a eficácia da relação Ensino/Aprendizagem”. Em seguida, a Agente de Controle Externo do TCE/AL, Nayara Andrade, trouxe o tema “O Novo FUNDEB e a Atuação do TCE na Fiscalização da Aplicação dos Recursos da Educação”.
Durante a tarde, o consultor da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Luiz Geraldo Monteiro, palestrou sobre “Funções e Atribuições dos Conselheiros do FUNDEB”. Na quarta e última palestra do Encontro, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre, José Jadilson da Silva, falou sobre “Experiência Exitosas do Municípios de Campo Alegre”.
“Esse evento destaca a importância da aplicabilidade da politica de financiamento da educação e o acompanhamento que é feito pelos Conselhos de Educação”, concluiu a Presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, Marly vidinha.
TCE \ ASCOM