A Copa do Nordeste conheceu os dois finalistas de 2024: Fortaleza e CRB. O Tricolor avançou com goleada por 4×1 sobre o Sport, na Arena Pernambuco, enquanto o Galo venceu o Bahia nos pênaltis, na Fonte Nova. Um feito histórico para o Regatas que não disputa essa taça desde 1994. A decisão deste ano é inédita na história da Copa do Nordeste. Em busca do primeiro título, o CRB volta à final 30 anos após o vice na edição inaugural do torneio, onde perdeu nos pênaltis para o Sport no Rei Pelé. Já o Fortaleza luta pelo tricampeonato, depois de títulos em 2019 e 2022.
Diferente das quartas de final e semifinais, a decisão da Copa do Nordeste vai ocorrer em duas partidas, com o jogo de volta na casa da equipe de melhor campanha geral, no caso, o CRB. Dia 5 de junho teremos Fortaleza e CRB – na Arena Castelão, na capital cearense; e dia 9 de junho será a vez de CRB e Fortaleza no estádio Rei Pelé.
“O momento que eu vivo profissionalmente é muito bom. O trabalho é mostrado dentro de campo com rendimento e resultados. Mas assim, meu trabalho é beneficiado pela compreensão dos atletas. Nenhum trabalho pode render sem que os atletas entendam a filosofia de jogo, a metodologia. Alcançar a segunda decisão em tão curto espaço de tempo, quatro meses, é fantástico. O Daniel é importante, como todos os atletas são”, disse o técnico Daniel Paulista.
Daniel analisou o jogo de seu time e lembrou que o Bahia não se atirou ao ataque por receio de sofrer um gol de contragolpe. “Estratégia de jogo foi muito bem montada. Falamos aos atletas que precisávamos de uma aplicação defensiva altíssima para bloquear esse time do Bahia. Acho que conseguimos isso muito bem até 25, 30 primeiros minutos. E tivemos duas boas conclusões, com Léo Pereira e Hereda. Depois o Bahia cresceu, pela qualidade de seus jogadores, pelo seu volume de jogo, teve uma bola na trave”, afirmou.
O elenco do CRB foi recepcionado por torcedores na madrugada de ontem no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Com faixas e cantos, os regatianos comemoraram a classificação para a final da Copa do Nordeste com os jogadores no saguão. O goleiro Matheus Albino, que pegou o pênalti batido por Caio Alexandre e garantiu a classificação regatiano, foi um dos mais festejados pela torcida.
Até agora, o Galo disputou dez jogos na versão 2024 do Nordestão, vencendo quatro (Itabaiana, Fortaleza, Juazeirense e Altos) empatando cinco (Bahia, Botafogo-PB, Treze, ABC e Náutico) e perdendo apenas uma vez, para o Bahia. Somou 17 pontos em todas as fases.
Por Tribuna Independente
FOTO: Foto: Rafa Peixe / Ascom CRB