Proporcionando uma experiência prática e ensinamentos para estudantes, a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de Alagoas realizou, nesta terça-feira (4), mais uma edição do projeto TCE de Portas Abertas, recebendo alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Maceió (Unima).

Durante o primeiro momento, os estudantes conheceram o Memorial do TCE, apresentado por Michele Rodrigues e Marisa Lira, conhecendo fatos, eventos e personalidades que contribuíram pra o crescimento da Corte de Contas até os dias de hoje. Acompanhados pela Analista Administrativo lotada na Escola de Contas, Adriana Pereira, os alunos também conheceram as dependências e instalações do Tribunal.

Após a visita, os alunos se reuniram no plenário para uma explicação sobre Controle Externo na Administração Pública, realizada pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider. “O nosso objetivo é falar um pouco sobre como o Tribunal atua e qual o seu papel constitucional, com os principais conceitos e fundamentações. Eu acredito que a teoria aprendida em sala de aula deve ser aliada à prática”, destacou Schneider.

Além de aproximar o TCE/AL e a sociedade civil, o projeto proporciona o encontro do acadêmico com o universo profissional, permitindo aos estudantes uma formação mais ampla. “É uma experiência muito interessante. É algo que ajuda na nossa decisão para o futuro, como o cargo que queremos ocupar por exemplo”, conclui a aluna Maria Vitória Zine.

Encerrando a visita, os alunos assistiram a Sessão Plenária, acompanhando de forma prática como funciona o julgamento das contas públicas.

TCE \ AL

Texto e fotos: Júlia Marques