Representado pelas auditoras de Controle Externo Emmanuelle França e Alícia Moraes, o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL) participou do 1º Encontro Técnico e da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico da Rede Integrar. O evento, que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), nos dias 13 e 14 de junho, debateu estratégias que devem ser utilizadas pelo sistema Tribunais de Contas para o aprimoramento da fiscalização da execução das políticas públicas.

O painel temático “Competência Concorrente entre Tribunais de Contas”, contou com a mediação da auditora Alícia Morais, além das participações do Auditor Federal de Controle Externo, Rommel Brandão; do Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Rafael Lira (TCE-PE), e do Superintendente Técnico do TCE-BA, José Raimundo Aguiar.

Alicia Morais destacou que o evento proporciona um espaço importante para compartilhar melhores práticas, discutir desafios comuns e colaborar na busca por soluções inovadoras. “Espero que essas discussões levem a ações concretas que fortaleçam ainda mais a capacidade das instituições de controle externo de cumprir sua missão em benefício da sociedade”, afirma.

O evento promovido pela Rede Integrar debate como nossas instituições podem ser cada vez mais eficazes na fiscalização das políticas públicas e no uso do dinheiro público, contribuindo de forma decisiva para que estes objetivos sejam alcançados.

A Rede Integrar foi constituída a partir de Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), e os Tribunais de Contas aderentes, tendo como objetivo estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil.

TCE \ ASCOM

Texto: Júlia Marques