A consolidação dos dados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) revelou uma abstenção de 53,49% em Alagoas, número que é um pouco menor do que a média nacional (54,12%).

Segundo avaliação do governo federal, a média de ausências no país ficou dentro da média de outros concursos. Entre os candidatos com deficiência (PCD), a taxa de abstenção foi menor nacionalmente, atingindo 39,28%.
Comunidade Gazeta.

Os dados, referentes às 228 cidades onde as provas foram realizadas, foram divulgados nessa segunda-feira (19). No total, 970.037 pessoas compareceram às provas.

Em relação às ausências por estado, o Ceará apresentou a maior taxa de faltas, com 59,65% dos candidatos inscritos não comparecendo. Por outro lado, o Distrito Federal registrou a menor taxa de abstenção, com 43,39%.

Gabaritos oficiais já estão liberados

Os cadernos de provas foram disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na noite de domingo (18). Seguindo o cronograma estabelecido pelo último edital, a imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro.

As notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da prova discursiva serão divulgadas no dia 8 de outubro, com um período de dois dias para pedidos de revisão das notas da discursiva (8 e 9 de outubro). Também no dia 8 de outubro, será feita a convocação para o envio de títulos, que deverá ser realizado pela internet (via upload).

A divulgação do resultado definitivo da seleção está prevista para o dia 21 de novembro, e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará em janeiro de 2025.

Cartão de identificação

O Ministério também afirmou que, em respeito ao edital e após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que ocorrerá a eliminação dos candidatos que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas.

GAZETAWEB.COM

FOTO: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia