Buscando garantir o acesso igualitário aos conteúdos disponíveis on-line, o Tribunal de Contas de Alagoas realizou, na última semana, reuniões com os técnicos responsáveis pelo projeto do Plano Diretivo referente a construção do novo site institucional do TCE/AL. Ao todo foram pontuados quatro pontos focais de abordagem para esta construção: controle externo/ controle social, prestações de serviços, transparência e notícias.

Conduzidas pela empresa Topos Tecnologia, representada por Bruno Simões e Adriano Souza, as reuniões foram realizadas separadas com o objetivo de destacar a necessidade e a análise de cada setor sobre o novo portal institucional. Participaram dos encontros: o diretor de Coordenação de Técnicos, Ercole Brandimarte; o diretor de Controle Interno, Aécio Diniz; a auditora de Controle Externo, Lílian Santiago; as diretoras de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal e Estadual, Michele de Araújo e Anne Crystine; o diretor de Comunicação e a assessora técnica, Geraldo Câmara e Júlia Marques.

Os portais eletrônicos têm se apresentado como uma importante via de comunicação e de prestação de serviços para os órgãos públicos à nível global. Seguindo a modernização e as novas tendências de comunicação e prestação de serviços, cada vez mais os órgãos deliberativos têm utilizado os portais eletrônicos para se relacionarem com a sociedade.

Entretanto, foram encontrados déficits de ferramentas que promovem acessibilidade e controle social. Pensando nisso, o Tribunal de Contas está buscando formular um novo portal que convide à interação, a experiência e à continuidade do uso. Incentivando assim o acesso e a compreensão da informação, tornando o ambiente virtual confiável e amistoso, capaz de capacitar o cidadão à participação de qualidade, à monitorização, avaliação e responsabilização.

TCE \ ASCOM

Texto: Júlia Marques