Dois municípios de Alagoas entraram no grupo de 8 de cidades em situação de emergência reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em portaria publicada no Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (30).
São José da Tapera e Inhapi, no interior do estado, tiveram suas situações emergenciais reconhecidas pelo Ministério devido ao período de estiagem que os municípios alagoanos estão passando.
A portaria, número 3.265, de 27 de setembro de 2024, publicada na última segunda-feira, declara a situação emergencial devido à estiagem, além das cidades alagoanas, em mais seis municípios do país. Confira:
AM- Borba;
AM – Iranduba;
AM – Japurá;
AM – Manicoré;
AM – Tapauá;
PA – Aveiro
Além dessa portaria que declara os municípios de Alagoas, outras cidades também tiveram seus estados emergenciais reconhecidos. Veja:
Estiagem
Encruzilhada e Mirante, na Bahia; Carrapateira, Pombal e Santana dos Garrotes, na Paraíba; Belo Jardim, Riacho das Almas e Tocaratu, em Pernambuco; Luís Gomes e São Tomé, no Rio Grande do Norte; Frei Paulo, em Sergipe; Roncador, no Paraná; e Mangaratiba, no Rio de Janeiro.
Vendaval e seca
Clevelândia, no Paraná, entrou na lista devido aos impactos causados por vendavais e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, devido ao período de seca.
Como são solicitados os recursos
Os municípios com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recursos para ações de defesa civil.
A solicitação dos municípios em situação emergencial deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A partir das informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
CADA MINUTO
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