Recentemente, professores e alunos das escolas municipais de Feliz Deserto, Hévyton Alves Possidônio e João Manuel Muniz Simões, tiveram a oportunidade de participar do SINPETE, um programa de pesquisa extensionista da Universidade Federal de Alagoas que visa estimular a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Desde seu início em 2022, o SINPETE tem promovido diversas atividades para fomentar projetos práticos.
Dentre as inscrições feitas, quatro artigos foram selecionados para apresentação e exposição que aconteceram nos dias 18 e 21 de outubro. O Secretário Municipal de Educação, Djalma Barros, prestigiou as apresentações, demonstrando o apoio da gestão às iniciativas educacionais.
Os artigos selecionados foram:
1. Projeto de leitura: a sua importância e os diversos gêneros que motivam o aluno no processo do protagonismo e criação de suas próprias histórias
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Hévyton Alves Possidônio.
2. A importância do conhecimento da higiene íntima feminina nas redes de Escola Pública
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Hévyton Alves Possidônio.
3. Plantando sementes, colhendo frutos – quintais produtivos
– Escola Municipal de Educação Básica João Manuel Muniz Simões.
4. Piquenique literário
– Escola Municipal de Educação Básica João Manuel Muniz Simões.
Os trabalhos foram elaborados por um grupo talentoso de participantes, incluindo Rosimeire Porto Santos, Lucélia Assunção Barreto, Valbeane Ferreira dos Santos, Selma Batista do S. Gomes, Maria Clara F. Lessa, Jeyziane do N. Florentino, Maria Eduarda S. de Araújo, Maria N. C. dos Santos, Rosiane Souza da S. Sabino, Maria A. S. D. Oliveira, Maria Marinho S. Ramos, Idejaci S. Ferreira, Uilma dos S. Silva, Jani Clézia P. Barreto e Maria Fernanda M. De Araújo.
A participação no SINPETE não apenas destaca o empenho dos alunos e professores em promover a educação científica na comunidade local, mas também reforça a importância da colaboração entre as escolas e instituições superiores para o desenvolvimento educacional e social da região.
O Secretário de Educação, Djalma Barros, falou da importância do projeto: “Essas ações são fundamentais para incentivar o protagonismo dos estudantes e promover discussões relevantes sobre temas que impactam diretamente suas vidas e a sociedade como um todo. Parabéns a todos os envolvidos!”
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE