Na tarde desta segunda-feira(18), o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas(TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo, recebeu na sala de reuniões da presidência, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas(DETRAN/AL), Marco Fireman e o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas(MPE/AL), Lucas Sachsida, para linhar o funcionamento do aplicativo que ajuda na fiscalização de transporte de escolares, mais conhecido como “Transporte Legal”.
Durante o momento, os membros da reunião buscaram a melhor maneira para facilitar a inclusão de dados dos veículos dentro do aplicativo “Transporte Legal”, segundo Lucas Sachsida, o intuito é que essas informações sejam inseridas em tempo hábil para que o Ministério Público faça a conferência e fiscalize.
“O que é focal nessa questão? é que nós precisamos de segurança para o transporte escolar. Nós precisamos ter as nossas crianças sendo transportadas para os alocados em distância de forma segura, de forma que atenda às expectativas e que essa criança possa sair de casa e estudar e voltar para casa com integridade, com segurança, com conforto. Então, desde nesse princípio, nós estamos debatendo com todos esses órgãos que são responsáveis por fiscalização, para que nós possamos entregar esse melhor resultado para a nossa sociedade.” Assegura o presidente do TCE/AL.
Segundo o diretor-presidente do DETRAN, o órgão é responsável apenas pela vistoria dos veículos, e informa que a inspeção desses veículos são feitas por empresas terceirizadas que repassam essas informações para inserir no banco de dados do departamento de trânsito.
Ao final da reunião os gestores anunciaram que em breve haverá a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos, para a melhor funcionalidade do aplicativo.
TCE \ ASCCOM
Texto e fotos:Leticia Arraes