width=

A secretária confirma que iniciou, por orientação do governador Paulo Dantas, um processo de reestruturação de despesas

O governador Paulo Dantas anunciou esta semana a antecipação dos salários dos servidores dos meses de novembro e dezembro, além do 13o , com desembolsos que passam de mais de R$ 1,3 bilhão.

O anúncio foi feito na segunda-feira (25/11) ao lado da secretária estadual da Fazenda, Renata dos Santos no momento em que sofria críticas em alguns blogs e colunas por uma suposta crise financeira do Estado. Ela foi alvo, inclusive, de especulações de que poderia estar desgastada com o governador.

Por si só, o anúncio de Paulo Dantas e Renata dos Santos, não só pôs fim as especulações, como também fez cessar as críticas na imprensa, que muitos suspeitam – inclusive o governador – de que eram abastecidas por ‘fogo amigo’.

Alguns secretários reclamam à boca miúda especialmente de “cortes” em verbas de custeio. E o alvo das queixas, Renata, coincidência ou não, passou a sofrer críticas na imprensa justamente quando começou a fazer os ajustes nas despesas de custeio de todos os órgãos do Estado.

A secretária confirma que iniciou, por orientação do governador Paulo Dantas, um processo de reestruturação de despesas, com foco em eficiência dos gastos, com o objetivo de manter ou ampliar os níveis de investimentos.

“Vamos fechar 2024 com cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos, mesmo valor de 2023. O estado está bem, com arrecadação em alta e com sua capacidade de pagamento plenamente garantida, no entanto, os ajustes são necessários para assegurar que o governador Paulo Dantas consiga cumprir metas e possa fazer as entregas prometidas a população nos próximos dois anos”, aponta.

Sobre o “fogo amigo”, a secretária considera normal e revela que aprendeu a lidar com a pressão.

“É do cargo. Nós aqui (na Sefaz) trabalhamos para melhorar a arrecadação, mas é preciso também otimizar as despesas, buscando o máximo a eficiência nos gastos. Tenho certeza que todos, especialmente aqueles que fazem parte da equipe de primeiro e segundo escalão, compreenderam que estamos fazendo isso para dar condições ao governador Paulo Dantas de concluir todas as obras e cumprir com os compromissos assumidos com os alagoanos”, afirma.

Renata dos Santos confirma que apresentou estudos ao governador Paulo Dantas sobre uma eventual reestruturação administrativa, além do corte de despesas de custeio. Ela, no entanto, não dá pistas do que vem por aí, nem confirma se haverá redução no número de Secretarias.

“Essa é uma decisão política, uma decisão do governador”, resume.

O blog do Edivaldo Junior apurou com fontes palacianas que haverá a redução de quatro a seis secretarias de Estado, a partir de janeiro de 2025. Renata não confirma nem o tamanho da reforma, nem quando ela será realizada, mas admite que já iniciou o processo de “ajustes” nas despesas de várias Pastas.

“Estamos otimizando as despesas em todas as Pastas. Aqui na Sefaz eu também estou fazendo o dever de casa, revisando todos gastos e cortando onde é possível”, explica.

Para a secretária da Fazenda, a “reestruturação” de um lado e melhora da arrecadação do outro devem dar ao Estado a capacidade de continuar fazendo investimentos nos próximos dois anos, pelo menos, acima de 10% de toda a sua Receita Corrente Líquida.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE