Com o tema “Inovação, Transparência e Sustentabilidade – Caminhos para uma Gestão de Excelência”, o Congresso dos Municípios Alagoanos 2024 iniciou nesta terça-feira (3), no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Representando o Tribunal de Contas de Alagoas na solenidade de abertura, estavam presentes o presidente e a diretora da Escola de Contas, conselheiros Fernando Toledo e Maria Cleide.
O evento iniciou com a conferência magna com o tema “Avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos, proferida pelo presidente eleito do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego. Ao todo, a programação conta contará com 80 palestras e cursos distribuídos em 16 eixos técnicos. Serão três dias de conhecimento para cerca 2.500 pessoas, abordando eixos como educação, saúde e assistência social.
Segundo o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o Congresso é uma oportunidade importante de mostrar para os gestores e técnicos municipais qual a ótica dos órgãos que analisam as suas contas, para que não tenham problemas futuros. “O objetivo dos órgãos de controle, tanto o Tribunal de Contas do Estado, como do Tribunal de Contas da União, é de capacitar e evitar que o gestor cometa o erro, e não punir”, destacou.
“É um momento para renovar as responsabilidades. Nós precisamos que os nossos jurisdicionados estejam capacitados, preparados, enviando os dados estruturados e corretos para o Tribunal de Contas”, salientou Fernando Toledo.
Personalidades importantes do poder público também participam do momento, como o governador Paulo Dantas; o ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho; o procurador-geral do Ministério Público, Lean Araújo, além de deputados.
O evento visa levar aos gestores eleitos e reeleitos, diversas pautas sobre inovação, transparência e sustentabilidade. “Essa iniciativa da AMA faz com que os gestores municipais e o estado de Alagoas tenham uma boa integração e troca de experiências. O nosso maior objetivo que é melhorar a vida das pessoas”, concluiu o governador Paulo Dantas.
Iniciando a participação dos membros do TCE/AL na programação do Congresso, na área de Controle Interno, os auditores Alisson Moreira e Renato Alexandrino, proferiram as palestras “Resolução Normativa TCE/AL nº 03/2024: Novas Diretrizes para as Prestações de Contas de Governo Municipal” e “O Papel Estratégico do Controle Interno na Fiscalização Municipal”.
TCE \ ASCOM
Texto e fotos: Júlia Marques