Saiu na edição de ontem (13) do Diário Oficial do Município de Maceió, a lista das comissões permanentes da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. As famosas comissões temáticas, que já provocaram disputa e debate neste início de mandato, agora têm os integrantes definidos e em breve devem ter as primeiras reuniões marcadas para a instalação oficial.
São 17 comissões no total, grande parte delas com apenas três integrantes. Mas em geral as que foram mais disputadas e costumam ser mais movimentadas são a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. A mais numerosa é a Comissão de Ética Parlamentar, com dez vereadores.
A CCJ, terá em sua composição os vereadores Olivia Tenório (PP), Leonardo Dias (PL), Thiago Prado (PP), Siderlane (PL), Aldo Loureiro (PDT), Silvania Barbosa (Solidariedade), Cal Moreira (PL). Ao que tudo indica, a presidência ficará com Olívia Tenório, segundo informação de bastidores, mas ainda não oficializada, deve ser confirmada em eleição entre os integrantes na reunião de instalação.
Apesar da reivindicação do líder da bancada, Allan Pierre (MDB), que chegou a usar a tribuna da Casa na sessão da última quarta-feira (12), o MDB ficou de fora. O parlamentar argumentou que deveria ser respeitada a representatividade proporcional na casa, e que o MDB é o segundo partido com mais cadeiras na Casa, com três representantes. Ele recebeu o apoio de Rui Palmeira (PSD) e Fátima Santiago (MDB). Após a publicação, na quinta-feira (13), ele disse à Tribuna que continua negociando.
“Estou fazendo parte da Comissão de Assuntos Urbanos e da Comissão de Ética. Sobre a composição da CCJ, tenho conversado com os demais líderes de partidos da Câmara para que possamos dialogar abertamente com o presidente Chico Filho com o objetivo de garantir a participação efetiva do MDB na CCJ”, relatou.
Mas o partido conseguiu espaço em outras comissões. Allan Pierre está em duas delas, Kelmann Vieira (MDB), em três e Zé Márcio (MDB) também em três. E considerando as mais cobiçadas, o partido está com mais espaço na Comissão de Orçamento, onde terá dois representantes lá: Kelmann e Zé Márcio. Além deles, ficarão nesse espaço os vereadores Marcelo Palmeira (PL), Samyr Malta (Podemos), Brivaldo Marques (PL), Milton Ronalsa (PSB) e Eduardo Canuto (PL). Também sem confirmação oficial de nome, o nome de Marcelo Palmeira aparece forte nas articulações para presidir essa comissão.
Por Emanuelle Vanderlei – colaboradora / Tribuna Independente
Foto: Dicom CMM