Com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor por meio da troca de experiências e da geração de oportunidades reais de negócio, o Sebrae Alagoas realizou, na última quarta-feira (9), em Arapiraca, o primeiro “Encontro Empresarial: Inovação, Produtividade e Resultado”. A ação faz parte do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) e é o início de uma série de eventos que acontecerão em diversas cidades do estado (ver programação abaixo).
O encontro foi batizado de “Compartilhar” e vai além da entrega de conteúdo. Ele foi construído a partir das demandas específicas identificadas em cada território de atuação dos ALIs e tem como foco central a conexão entre os participantes.
“Dentro da nossa metodologia, a gente inclui esses momentos de compartilhamento de empresário para empresário, porque isso gera uma conexão muito interessante entre eles”, explicou Vitor Pereira, analista e gestor do projeto no Sebrae.
Segundo ele, os empresários compartilham desafios e oportunidades que podem ser trabalhados de forma coletiva, trazendo soluções práticas e regionais. “Essa inteligência de negócio que surge do trabalho coletivo territorial e setorial pode fazer toda a diferença para a região e para o setor em que atuam”, completou.
Em Arapiraca, o evento teve como tema “Liderança Transformadora” e foi realizado no espaço Comedoria Escritório, reunindo empresários atendidos pelo Programa ALI. O saldo da iniciativa foram cinco negócios fechados imediatamente, 56 possibilidades de negócios futuros e 78 conexões geradas entre os participantes.
Um exemplo do impacto do Programa ALI é o caso da Planejare Consultoria. O empresário Diego Leonardo contou que a participação no programa foi fundamental para identificar e corrigir gargalos estratégicos.
“Por muito tempo, nossa estratégia comercial era passiva, baseada apenas em indicações de novos clientes. Isso gerou um déficit de caixa”, contou. Com a orientação da agente Caroline Torres e o uso da metodologia ALI, a empresa redefiniu seu setor comercial.
“Em apenas quatro meses deste ano, atingimos um número de novos clientes equivalente ao do ano passado inteiro”, destacou. Para ele, o ALI foi um verdadeiro divisor de águas, permitindo investir em equipe, qualificação e marketing com mais segurança e planejamento.
Programação
Além de Arapiraca, o Encontro Empresarial acontecerá nas próximas semanas em todas as cidades com sede do Sebrae e atuação do Programa ALI. A programação inclui:
Palmeira dos Índios – 15/04
Penedo – 22/04
Maceió – 22 e 28/04
Marechal Deodoro – 23/04
Cajueiro – 23/04
Olho D’Água das Flores – 23/04
São Miguel dos Campos – 23/04
União dos Palmares – 24/04
Os próximos encontros trarão temáticas como liderança, experiência do cliente, finanças e comportamento empreendedor, mantendo o compromisso de oferecer conhecimento prático e, principalmente, criar um ambiente favorável para a geração de negócios entre empreendedores locais.
O “Compartilhar” reforça o papel do Sebrae como indutor da inovação e da competitividade dos pequenos negócios, promovendo, além de capacitação, a construção de uma rede de apoio colaborativa entre empresários que enfrentam desafios semelhantes e podem se fortalecer mutuamente.
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE