A vereadora Silvania Barbosa (Solidariedade) convocou, na tarde desta terça-feira (13), durante Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Maceió, setores políticos e da sociedade, para combater o crescimento do suicídio entre jovens e crianças em Alagoas. A fala da parlamentar foi um alerta aos dados reunidos e divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que verificou um crescimento nos casos de suicídio entre crianças de 10 anos e jovens de 19, no estado. Os dados foram colhidos entre os anos de 2013 e 2023, registrando aumento de 65% de incidência.
Silvania apresentou uma série de sugestões direcionadas ao público da faixa etária, para reduzir os índices e citou exemplos como Japão e até o Ceará, que tiveram êxito implantando medidas simples. Entre elas estariam a implementação de psicólogos em todas as escolas do município, acesso gratuito à terapia através do SUS, maior rigor na fiscalização do uso das redes sociais e políticas de emprego e cultura aos jovens.
A parlamentar defende a criação de um programa de acompanhamento psicológico nas escolas, a exemplo do “Pode Falar” de iniciativa do UNICEF que oferece apoio online e gratuito, além de propor cursos de capacitação para ajudar educadores a identificar sinais de risco entre os alunos. A vereadora também recomendou a intensificação e o aprimoramento de campanhas educativas semelhante a já existente Setembro Amarelo.
Sobre políticas públicas envolvendo o tema, a parlamentar defende a criação do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio que, na ideia da parlamentar, seria criado ouvindo técnicos das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, psicólogos, psiquiatras, os legislativos municipal e estadual, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, sociedade civil organizada, além de pais e mães que viveram a experiência de perder os filhos desta maneira trágica.
A vereadora anunciou que ao longo dos próximos dias deve apresentar à Câmara uma série de Projetos de Lei com este viés.
” Não podemos normalizar essa tragédia. Cada jovem que perdemos é um futuro roubado, uma família destruída. Precisamos agir com urgência, unindo forças entre o Executivo Municipal, Estadual, as Casas Legislativas, a sociedade civil organizada e as famílias”, concluiu a parlamentar.
O vereadores Thiago Prado, Jônatas Omena e Fátima Santiago, apartearam a vereadora e também defenderam medidas urgentes, citando os efeitos da pandemia, o bullying nas escolas, desafios online e o uso desenfreado e não monitorado das redes sociais como combustíveis para este aumento.
Por: AMANDA/ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA