Com o objetivo de discutir os impactos da desinformação no processo eleitoral e o papel da imprensa nesse enfrentamento, o Observatório da Desinformação de Alagoas realizará, no dia 17 de julho, o evento “Desinformação e Imprensa: Debates sobre a manutenção da integridade da informação nas eleições”. O evento é uma parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom-AL) e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal).
A programação acontece das 9h às 16h, no auditório do TRE/AL, localizado na Av. Aristeu de Andrade, no Farol, em Maceió, reunindo especialistas da área jurídica e jornalística para um dia de debates e troca de experiências.
Divulgação
Após a abertura oficial, acontecerá a roda de conversa “O combate à desinformação nas Eleições 2022: só quem viveu, sabe”, com a participação de Giselly Siqueira, secretária de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Fábia Galvão, coordenadora de Multimeios do Supremo Tribunal Federal (STF).
Às 10h30, o servidor do TRE-AL e doutorando em Direito Constitucional Vitor Monteiro apresenta a palestra “Desinformação, Inteligência Artificial e Eleições”, abordando os riscos e desafios das tecnologias emergentes no contexto eleitoral.
Após o intervalo, os debates retornam às 14h com a Agência Tatu, referência em jornalismo de dados no estado, com o tema “A construção da verdade: Jornalismo de dados na prática”. Às 15h, o jornalista Carlos Madeiro encerra as mesas temáticas com a palestra “Como a verificação de fatos protege a democracia”.
Para participar, os interessados devem realizar inscrição através de formulário (https://forms.gle/tUMTY3zL6pJtRqXG8). O evento é voltado para jornalistas, estudantes e demais interessados no tema e será transmitido, também, no canal do Youtube do TRE de Alagoas.
ALAGOAS 24 HORAS
CRÉDITO: Divulgação
Fonte: Ascom TRE/AL