width=

Voltado para o desenvolvimento da gestão avançada de empreendedores, o Sebrae Alagoas lançou o programa Potencialize. Com uma programação que segue até novembro, a primeira edição selecionou quatro empresas alagoanas: Vargas Serviços, Mescla, Caramelândia e Ação Livre. O encontro inaugural aconteceu na segunda-feira (04), com uma aula do consultor do Sebrae Lauro Chagas, responsável pelo módulo de Análise Estratégica.

Os participantes já possuem uma trajetória consolidada junto ao Sebrae, tendo passado por soluções como Empretec, ALI, Lidere e diversas consultorias especializadas.

“O Potencialize foi criado para atender a uma dor real do cliente. São empresas que já consumiram várias soluções e sentiam falta de um produto voltado para um nível mais avançado. Essa nova jornada é para quem deseja escalar com mais estratégia e estrutura”, explica Vitor Pereira, analista de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas.

A estrutura do programa inclui oito módulos presenciais, intercalados com consultorias individuais, o que permite que o conteúdo seja aplicado diretamente à realidade de cada empresa. Ao longo da trilha, os participantes contarão com consultores de Santa Catarina e Ceará, promovendo uma atuação prática, tática e estratégica, envolvendo empresários e também seus gerentes setoriais, de forma integrada e orientada por indicadores.

Demian Condé, analista do Sebrae Nacional e coordenador do Núcleo de Desenvolvimento e Atualização de Soluções e Serviços Digitais, destaca que o Potencialize representa um passo importante na jornada de evolução do antigo Programa de Gestão Avançada.

“Essa movimentação representa um passo importante não só para o Sebrae Alagoas, mas para o Sistema Sebrae como um todo. Por isso fizemos questão de acompanhar essa etapa inicial de perto. O Potencialize é uma das soluções mais completas e estruturadas do Sebrae para gestão empresarial e traz grande valor às empresas participantes”, afirmou.

Também presente no lançamento, o analista da Unidade de Gestão de Soluções do Sebrae Nacional e coordenador técnico do programa, Antônio Mariz, reforçou o protagonismo de Alagoas.

“É um momento muito importante para essa solução do Sebrae Nacional. Alagoas é o primeiro estado a lançar oficialmente o Potencialize, e temos muito orgulho dessa parceria. Desde o início, quando sinalizamos a necessidade de atualizar o antigo PGA, o Sebrae Alagoas acreditou na proposta e se colocou à disposição para colocar em prática esse novo formato”, pontuou.

O Programa

O Potencialize será executado em formato híbrido, com oito módulos divididos entre workshops de 8 horas e consultorias individuais, sempre conduzidos pelos mesmos facilitadores. Os encontros acontecerão a cada 15 dias, até o final de novembro.

A trilha de formação aborda os seguintes temas: análise e formulação estratégica, gestão de indicadores, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de marketing, eficiência operacional e encerrando com um módulo de avaliação dos resultados.

Amarilio Monteiro, diretor da Vargas Serviços, da Fazenda Camaratuba e sócio-diretor da Boi de Engenho Carnes Especiais, é um dos empresários participantes. Parceiro do Sebrae há mais de 25 anos, ele enxerga no Potencialize a oportunidade de evoluir com sua equipe.

“Na nossa empresa, cada líder é responsável por um setor. Então, a expectativa é que, com esse trabalho segmentado e o acompanhamento de um consultor, a gente consiga evoluir individualmente em cada área e, ao final, ter uma sinergia positiva entre todos os setores. Essa é uma das grandes expectativas que tenho com esse treinamento”, afirma.

“O que esperamos é que o empresário consiga enxergar sua empresa como um organismo integrado, onde todas as áreas trabalham de forma coordenada, com metas e objetivos bem definidos. Essa visão sistêmica é o que permitirá que ele escale com consistência”, finaliza Antônio Mariz.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE
Foto de capa: Julio Vasconcelos