width=

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de viajar para os Estados Unidos, afirmando que as restrições impostas pelo país impediram a participação dele na Assembleia Geral da ONU e em outros eventos na próxima semana. Ele classificou as restrições de circulação impostas pelo governo americano como “inaceitáveis” e “uma afronta”.

O prefeito JHC vai ter que exercer com habilidade seu jogo político para afastar de vez as insinuações de que poderá virar o disco e sair candidato às eleições majoritárias, mesmo que não seja ao governo do Estado.

Nessa sexta-feira, JHC deu início à minirreforma administrativa, nomeando os vereadores Eduardo Canuto para a Secretaria de Esportes e Brivaldo Marques para a Cultura. Canuto já é um velho conhecido da pasta de Esportes e, portanto, nada de novidades nessa seara política.

DIRECIONANDO

No mais, o fato de Caio Bebeto assumir uma vaga na Câmara é uma sinalização para fortalecer a tropa bolsonarista em Maceió, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro se saiu muito bem junto ao eleitorado. Outras evidências, porém, são esperadas para breve pelo prefeito da capital.

MAIS EVIDÊNCIA

Para aliados do prefeito JHC, sua candidatura ao governo do Estado é uma consequência natural do grupo de oposição que o apoia, mas carece, sobretudo, de mais sinalizações de que é bastante provável seu novo embate nas urnas, dessa vez com um candidato forte como o Ministro dos Transportes, Renan Filho.

EM SILÊNCIO

JHC, entretanto, tem avançado nos bastidores na sua aliança política. Não perde o apoio de Arthur Lira, se aproxima de Davi Davino e reorganiza a administração da prefeitura com fortes cabos eleitorais. Se vai dar certo a manobra do prefeito, só tempo irá revelar.

CRÍTICAS

O deputado Alfredo Gaspar sofreu críticas de adversários políticos por não ter comparecido à primeira sessão da PEC das Prerrogativas, aprovada com voto secreto da maioria dos parlamentares. Aliados, porém, defendem o relator da CPI do INSS pelo volume de trabalho que tem administrado recentemente.

CHEGANDO

Nas últimas pesquisas de institutos em Maceió, o prefeito JHC tem continuado na frente, mas Alfredo Gaspar avança no seu calcanhar em possível candidatura ao governo do Estado. Sem ainda definição de nenhum dos candidatos a candidatos, o embate majoritário toma contornos de uma disputa acirrada nas eleições de 2026.

NOS BASTIDORES

Está para ser definida nos próximos dias uma aliança entre o prefeito JHC, seus aliados e Davi Davino. Possibilidade que existe se o prefeito de Maceió resolver mesmo enfrentar Renan Filho na disputa ao governo do Estado.

PUNIÇÃO

A Câmara dos Deputados vai punir os deputados que organizaram um motim contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), com suspensão e advertência. Serão aplicadas sanções a 14 parlamentares, de três partidos, por terem atuado para impedir a realização de sessões na Câmara, em agosto. Entre eles estão o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, e os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Júlia Zanatta, Marcos Pollon, Marcelo Van Hattem, Zé Trovão, Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Fonte – Blog do Fatos & Notícias

POR: POLÍTICA ALAGOANA \ by Laura Gabrielle

FOTO: GOOGLE