“Maratonas de inovação como ferramenta estratégica pela segurança no trânsito”. Esse é o título do artigo do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) selecionado para participar do Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, o maior congresso de transportes do país, que será promovido em São Paulo (SP) entre os dias 28 e 30 de outubro. O artigo, elaborado pelos servidores Renan Silva, Antônio Monteiro e pelo diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, apresenta a experiência do órgão estadual ao promover o 1º Desafio de Inovação Detran/AL, durante a campanha Maio Amarelo 2025. O evento, em formato de hackathon, teve como objetivo incentivar a criação de soluções inovadoras e tecnológicas voltadas à redução de acidentes e óbitos no trânsito.

O diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, ressaltou que a maratona de inovação foi a maior de Alagoas e a primeira conduzida por um Detran no Brasil. “Fizemos o 1º Desafio de Inovação para mostrar que o órgão está totalmente aberto à comunidade acadêmica e científica em Alagoas. Reunimos, durante 48 horas, mais de 200 participantes, divididos em 43 equipes, nesse que foi o maior hackathon do estado. Todos juntos pensando em soluções que ajudem a salvar vidas no trânsito e tornem as vias alagoanas mais seguras para condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. Como resultado, as soluções apresentadas envolveram plataformas digitais, inteligência artificial, dispositivos de segurança e estratégias de comunicação”, destacou.

As propostas desenvolvidas contaram com a supervisão de mentores especializados em trânsito, inovação e tecnologia, abordando áreas como educação, fiscalização, análise de dados, resposta a emergências e proteção de grupos vulneráveis. Os trabalhos vencedores seguem em acompanhamento e estão em processo de incubação, com foco na melhoria técnica e na análise da viabilidade de implantação.

Para Renan Silva, chefe de Segurança de Trânsito do Detran/AL, a maratona de inovação funciona como uma política pública de sensibilização, formação e engajamento social, fortalecendo o protagonismo do Estado na promoção de um trânsito mais humano e seguro, ao articular inovação, propósito e cidadania. “Este artigo tem como objetivo defender a institucionalização desse modelo no setor público de mobilidade, argumentando que maratonas de inovação podem e devem compor o repertório estratégico dos órgãos de trânsito como ferramentas contínuas de escuta qualificada, geração de soluções e fortalecimento da cultura da segurança viária no país”, afirmou Renan Silva, que também teve outro artigo selecionado para o Arena ANTP 2025, com o tema “Mobilidade como sistema: olhares complexos sobre a cidade que se move”.

O 1º Desafio de Inovação Detran/AL foi organizado pelo Detran Alagoas com o apoio do LIINC/Ufal, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do programa ONU-Habitat.

TRIBUNA HOJE \ Por João Victor Barroso / Ascom Detran/AL

Foto: Tiago Ranieri / Ascom Detran Alagoas