O Summit Gazeta está de volta nesta segunda-feira (29), trazendo importantes discussões, desta vez, voltadas à Primeira Infância. O evento, promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM), acontece das 8h às 14h, no Centro de Convenções de Maceió.

O Summit vai ser transmitido ao vivo, por meio da Gazetaweb, e terá flashs na GazetaNews, que pode ser assistida por meio do YouTube e do Canal 525 da NET. A Gazeta de Alagoas, a TV Gazeta e as Rádios Gazeta FM e Mix 98,3 também farão a cobertura jornalística do evento.

Com o tema “Primeira Infância: políticas integradas para a construção do futuro”, o Summit Gazeta vai reunir especialistas, parlamentares e gestores públicos para discutir o futuro das nossas crianças. No total, serão realizados cinco painéis que vão tratar dos problemas, expectativas e soluções.

A programação está prevista para começar às 8h, com o credenciamento do público. Às 9h, começa o primeiro painel, que terá como tema “Política nacional integrada para a primeira infância e a construção do plano estadual”, com Cláudia Vidigal, representante no Brasil da Fundação Van Leer; Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Paula Dantas, secretária de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio; e Renata Calheiros, idealizadora do CRIA e conselheira do Tribunal de Contas. A moderadora será a integrante do Pacto Estadual pela Primeira Infância em Alagoas, Elisangela Leal.

O segundo painel começa às 10h, trazendo o tema “Saúde integral na primeira infância”, e contará com a presença de Daniel Becker, pediatra, ativista da primeira infância e dono do perfil @pediatriaintegralbr, no Instagram; e do médico pediatra e coordenador geral da Rede Estadual da Primeira Infância (Repi/AL), Cláudio Soriano, com mediação da secretária Estadual da Primeira Infância, Caroline Leite.

Entre 11h e 11h15, será realizado um coffee break. Em seguida, começa o terceiro painel, que trará discussões sobre “Educação na primeira infância: desafios e oportunidades”. Participarão o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Santos; o deputado federal de Alagoas e presidente da Bancada da Educação no Congresso Nacional, Rafael Brito; e o gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco, João Marcelo Borges. A mediação fica por conta da gerente de Projetos do PNUD/ONU, Mayra Almeida.

O quarto painel tem início às 12h15, com o tema “Assistência social e proteção às crianças”, e participação da coordenadora Nacional da Repi, Solidade Menezes; do juiz auxiliar da presidência do TJ/AL e coordenador da Infância e Juventude do Judiciário de Alagoas, Ygor Figueiredo; do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Toledo; da professora da Ufal e coordenadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), Telma Toledo, e mediação da secretária de Estado de Assistência Social, Kátia Born

O quinto painel vai tratar sobre a “Construção de planos municipais para a primeira infância”, com mediação da oficial em Saúde e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Juliana Vergetti, e participação da ex-reitora da Ufal e ex-secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea; da coordenadora do Plano Municipal da Primeira infância de Pão de Açúcar, Maria das Graças; e da especialista e consultora em Educação Pùblica e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Rita Ippolito.