Os candidatos à Prefeitura de Maceió estarão lado a lado, na noite desta quinta-feira (3), no debate promovido pela TV Gazeta. Será o último confronto entre eles antes do primeiro turno das eleições, marcado para o próximo domingo (6).

Mediado pelo jornalista Filipe Toledo, o programa será exibido na programação da afiliada Globo, logo após a novela “Mania de Você”, com repercussão pela Central Gazeta de Notícias (portal Gazetaweb, Gazeta de Alagoas, Gazeta News e Rede Gazeta de Rádios).

Foram convidados, por ordem alfabética, o atual prefeito da capital e candidato à reeleição JHC (PL); o deputado federal Rafael Brito (MDB); e o ex-deputado estadual e ex-vereador por Maceió, Lobão (Solidariedade).

A emissora promoverá o debate com os candidatos a prefeito filiados a partidos políticos com representação de, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme preconiza a Lei das Eleições (nº 9.504/1997), e que não tenham impedimentos na Justiça, seja eleitoral ou comum, para participar presencialmente.

Representantes das três coligações convidadas participaram de uma reunião, ocorrida na TV Gazeta, e aceitaram as regras. A ordem dos candidatos no cenário seguirá a ordem alfabética do primeiro nome, da esquerda para a direita.

O confronto será dividido em quatro blocos com critérios previamente definidos e acordados com a assessoria dos candidatos. A ordem em que as perguntas serão feitas já foi sorteada na reunião.

No primeiro e no terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si com temas de livre escolha. No segundo e quarto blocos, os temas serão sorteados ao vivo pelo mediador. Em cada bloco, cada um terá o direito de fazer uma pergunta, sendo que, nos dois primeiros, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.

Nos dois blocos seguintes de perguntas, os concorrentes poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas. No último, cada candidato terá 1 minuto e meio para as considerações finais.

Pela regra, se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o ofendido poderá solicitar direito de resposta, que será analisado pela produção. Se um convidado faltar, seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome.

Na vez em que, pelo sorteio, ele faria a pergunta, seu lugar poderá ser mostrado com mais destaque e o mediador poderá lembrar que ele não compareceu ao debate. Se apenas um candidato comparecer, este será entrevistado por 20 minutos.

GAZETAWEB.COM \ Thiago Gomes

FOTO: Divulgação