A Polícia Militar de Alagoas realizou, no fim da tarde dessa quinta-feira (27), a solenidade alusiva aos seus 193 anos de história. O evento aconteceu na Academia de Polícia Militar, celebrando a promoção de combatentes e a outorga de medalhas.
A formatura teve início com a tradicional revista à tropa, comandada pela major Leidiane Santos. O procedimento foi feito pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, que esteve representando o governador Paulo Dantas. Em seguida, um momento de fé e reflexão foi conduzido pelos capelães católico e evangélico da corporação. O tenente-coronel da reserva remunerada Cícero Pereira foi o veterano homenageado.
Após a apresentação do efetivo ao palanque de autoridades, os agraciados com as medalhas ganharam posição de destaque no pátio de formatura para receber o símbolo do reconhecimento intelectual e operacional. Além de militares, membros da sociedade civil também foram outorgados com a medalha Zumbi dos Palmares, uma das maiores honrarias concedidas.
Uma representação dos mais de 570 praças e 77 oficiais promovidos durante o certame de fevereiro também foi homenageada durante a festividade. Uma delas é a agora 3º sargento Isabelle Moura, que celebrou mais uma ascensão na carreira ao longo de nove anos de instituição.
“Chegar à graduação de sargento tem um peso simbólico muito grande para o policial. E alcançar esse degrau com menos de dez anos de serviço é motivo de muito orgulho para mim, principalmente por poder comemorar ao lado de meus familiares e amigos”, destacou a militar.
Falas institucionais
Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim parabenizou os promovidos e elencou os avanços alcançados pela PM-AL ao longo dos últimos anos.
“São mais de 5.300 militares promovidos desde o início da gestão Paulo Dantas, dando fluidez ao ciclo de ascensão dentro da carreira militar. Isso reflete os excelentes números que alcançamos desde o início de nossa gestão. São mais de 4 mil armas e 32 toneladas de drogas retiradas de circulação, resultando em uma diminuição histórica da criminalidade em Alagoas”, reforçou o oficial superior.
Já o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, enfatizou os investimentos recordes na modernização das forças de segurança em Alagoas.
“Somamos quase meio bilhão de reais em melhorias para nossos servidores. São novas aeronaves, milhares de armamentos e coletes e inúmeros Centros Integrados de Segurança Pública inaugurados. Temos profissionais cada vez mais preparados e prontos para desempenhar suas funções. Com isso, alcançamos os menores dados na redução de crimes violentos na série histórica”, relembrou o secretário.
A formatura foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, incluindo o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e os gestores do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Perícia Oficial, além de representantes da Forças Armadas, do Judiciário e Legislativo alagoanos.
O evento foi finalizado com o desfile de tropas de pelotões dos batalhões especializados e parte da frota da corporação, inclusive com representações da Caatinga e do Litoral Norte.
TRIBUNA HOJE \ Por Assessoria PM/AL
Foto: PM/AL