Na manhã desta segunda-feira, o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL) e o Sebrae Alagoas assinaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado para o desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) de compras públicas. O documento foi assinado pelo presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo, pelo diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e pelo diretor técnico da instituição, Keylle Lima.
O objetivo da iniciativa é criar uma ferramenta digital capaz de identificar, acompanhar e comparar a participação de microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) nas compras públicas estaduais e municipais. A expectativa é que o BI ofereça informações estratégicas para a promoção do desenvolvimento local, estimulando a competitividade e fortalecendo os territórios alagoanos.
Segundo Domício Silva, o acordo representa uma união de esforços para dar mais transparência e eficiência ao processo de compras públicas.“Uma cooperação de dados, de informação, que visa sobretudo o fortalecimento dos territórios, o fortalecimento das compras públicas. O Sebrae tem uma atuação forte nesse segmento, seja via prefeitura, seja via consórcio, e essas informações vão nos auxiliar na tomada de decisão e de auxílio do Sebrae junto a esses municípios”, destacou.
Durante o momento, o presidente do TCE/AL reforçou a importância da parceria para apoiar a gestão pública e fortalecer a capacitação de gestores.“O Sebrae tem uma experiência muito forte com os municípios, de integração, de desenvolvimento, de facilitar o encaminhamento das políticas públicas. E isso, naturalmente, vem de encontro àquilo que o Tribunal de Contas sempre vem pregando, a capacitação do gestor qualificado”, afirmou.
Com a cooperação, espera-se que municípios e órgãos estaduais possam utilizar os dados de forma estratégica, incentivando a participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, fomentando o empreendedorismo local e fortalecendo a economia de Alagoas.
TCE \ ASCOM
Por Júlia Marques – Ascom TCE/AL