width=

A Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) iniciou os serviços de fundação de obra da nova passarela de pedestres do Canaã, na Avenida Durval de Góes Monteiro, na altura da Parmaq, sentido aeroporto.

A etapa em execução, chamada de fundação, é responsável por sustentar toda a estrutura e distribuir seu peso de forma adequada ao solo, exigindo planejamento, considerando características do terreno, cargas da edificação e demais fatores, garantindo a segurança e a estabilidade de toda a construção.

A nova passarela ficará distante cerca de 300 metros da antiga locação. A estrutura metálica a ser instalada possui 61 metros de extensão e 5,7 metros de altura.

Para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e o público em geral serão disponibilizados dois elevadores com capacidade para transportar até 18 pessoas por vez. Além disso, existe a opção tradicional de circulação pelas escadarias laterais.

A fabricação da estrutura metálica já está em andamento. Após a etapa de fundação em pontos da Durval de Góes Monteiro ocorrerá a montagem da parte metálica.

A passarela atende a reivindicações da população, principalmente de pessoas que precisam se deslocar para órgãos públicos e instituições de ensino que são localizadas naquela região.

Conforme o vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha, investir na mobilidade urbana da capital alagoana é uma das prioridades da atual gestão, com foco na parte alta da cidade, onde o trânsito costuma ser intenso nos horários de pico.

“A Durval de Góes Monteiro é um dos principais corredores de transportes de Maceió. A travessia da avenida pela passarela vai garantir a segurança dos moradores dos bairros Canaã e Santo Amaro e também dos pedestres que se deslocam até o INSS, lojas e faculdades da região”, afirma Cunha.

A obra integra o Termo de Acordo Socioambiental firmado entre o MPF e a Braskem, com participação do MPE/AL e do município de Maceió.

TRIBUNA HOJE \ Por Dinêz Costa / Ascom Seminfra

Foto: Seminfra / Arquivo