Jovens alagoanos que completam 18 anos em 2026 têm até a próxima terça-feira (30) para realizar o alistamento militar.
O procedimento é obrigatório para os homens nascidos em 2008 que atingem a maioridade ao longo deste ano. Já para as mulheres da mesma faixa etária, o alistamento é voluntário e segue o mesmo prazo.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, por meio do portal alistamento.eb.mil.br. Para acessar o serviço, é necessário possuir uma conta Gov.br.
Quem não tiver acesso à internet ou preferir o atendimento presencial pode procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência.
Para realizar o alistamento, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de um comprovante de residência atualizado.
Os homens que não se alistarem dentro do prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa para regularizar a situação militar. Além disso, poderão enfrentar restrições para obter passaporte, assumir cargos públicos, matricular-se em instituições de ensino, participar de concursos públicos e acessar determinados benefícios sociais.
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE















