A trajetória acadêmica de Silvio Nunes é impressionante. No intervalo de nove anos, ele cursou a graduação em Letras-Português na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e fez a especialização, o mestrado e o doutorado em Linguística na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Agora, aos 24 anos, ele está entre os mais jovens doutores do país.
A cronologia acadêmica de Silvio é a seguinte: conclusão do ensino médio, em 2012; graduação em Letras, em 2016; Especialização em 2017, dissertação de mestrado defendida em 2019; tese de doutorado defendida em 13 de maio de 2021. O rapaz sempre estudou em instituições públicas e, atualmente, é professor substituto de Linguística da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios-AL.
Essas conquistas acadêmicas são fruto de uma grande dedicação aos estudos. “Cursei ensino fundamental e médio em escolas do município de Maribondo. Gosto de estudar desde muito cedo. Minha mãe é professora do fundamental e foi com ela que aprendi a ler, a escrever e algumas outras habilidades, antes mesmo de chegar no ensino fundamental”, narrou o jovem.
Como sempre admirou a profissão da mãe, Silvio seguiu o caminho da licenciatura. “Sonhava em um dia ocupar essa posição, especialmente na rede pública. Com 15 anos, quando cursei o último ano do ensino médio, precisei me preparar para o Enem e os vestibulares de modo bastante autônomo. Quando chegava da escola dedicava um tempo para estudar questões de provas já aplicadas (de Enem e vestibulares de universidades estaduais), bem como assistir a videoaulas”, contou o jovem.
Com tanta dedicação, o objetivo começou a ser alcançado quando Silvio Nunes foi aprovado no curso de Letras-Português da Uneal, no início de 2013, aos 16 anos. “Concluí o curso no segundo semestre de 2016. Logo depois, em março de 2017, iniciei o mestrado em Linguística na Ufal. Em maio de 2021, concluí o doutorado também na Ufal”, detalhou Silvio.
Laura Bastos com Assessoria
GAZETAWEB
FOTO: Reprodução